quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Noticias

Oi gente, anda dificil colocar noticias por aqui, porque tudo esta tao corrido, que depois que o pequeno dorme so queremos descansar.
Ele esta indo super bem na escola agora. Depois de alguns dias de adaptacao, hoje quando perguntei como estava ele disse: de mais!!!! e estamos comecando a perceber que ele entende algumas palavras. Hoje uma senhora perguntou se ele nao queria falar com ela, e ele fez que nao com a cabeca... ja e alguma coisa.
Ainda estamos na funcao de mobiliar a casa. Hoje comprei travesseiros (que os nossos eram terriveis), outro edredom pro Lo (porque derreti o dele na maquina de secar...kkk mas dizia que podia colocar!!!!) uma casaco de neve pra ele, uma jogo com 7 cuecas, 2 sutias pra mim,uma camisa, e umas coisas no super e gastei 40 libras!! Ainda me impressiono com o valor das coisas.
Hoje sai e dei uma de turista na minha cidade. Estava esperando passar a chuva, mas como nao passa nunca, resolvi colocar meu casaco, meu capuz e minhas botas e sair por ai! Tudo e tao lindo. entrei na GAP, na MAC e na Jerolds! uma loja de departamento que se tu vai com dinheiro sai pobre.
Primeiro dia de aula
 Biblioteca Publica
 Norwich



 Ber se exibindo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Escolas e Universidades

(nota: estou usando um teclado sem acentos)

Hoje e o segundo dia de escola do pequeno e nos estamos impressionados com o sistema daqui. A escola dele e gigante e nos recebeu muito bem. Pra comecar, aparecemos sem avisar e a professora esperou ate as criancas irem embora e depois ficou uma hora conversando conosco. Eles tem uma rotina diferente, os pais participam do inicio da aula, eles vao pro patio mesmo com chuva (assim como as mulheres inglesas que andam de manga curta mesmo no vento frio, as criancas nao tem medo de chuva). Neste momento, enquanto ele esta na aula, eu estou na " Parent Zone", uma sala gigantesca com varios computadores, cozinha, cha e cafe, feita especialmente para os pais e maes.

Enquanto isso, na universidade, ja tive a primeira reuniao com meu orientador e estamos comecando a definir as aulas. Como aluno do PhD, eu nao tenho obrigacao de assistir nenhuma aula (fora metodologia de pesquisa), mas posso participar se eu quiser mas nao preciso entregar nenhuma avaliacao! Amanha comecam as primeiras palestras de introducao da universidade e do PhD (nos chegamos uma semana antes das datas oficiais de chegada dos alunos) e na segunda e a matricula propriamente dita. Estou ficando ansioso, porque so posso retirar livros da biblioteca se tiver o cartao da universidade. Por falar em biblioteca, estive la ontem e parece coisa de ficcao cientifica. Tem um monte de computadores e um monte de self-service por todo lado. Maquinas de xerox, scanners, impressoras e ate maquina de encadernacao termica, tudo e pago usando o cartao da universidade e maquinas que aceitam dinheiro.

Resumindo: agora nossa casa tem todas as coisas basicas (claro que ainda falta TV e itens de decoracao, mas isso fica pra um pouco mais tarde) e as aulas estao comecando. Nossa rotina esta um pouco melhor e nao precisamos ir ate o centro todos os dias para comprar coisas. hoje tambem e a primeira visita da nossa housekeeper da universidade - uma especia de governanta que visita as casas a cada duas semanas pra ter certeza de que esta tudo em ordem. Otimo para nos policiarmos e mantermos a casa arrumada!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Primeiras impressões

Nesses quase 10 dias que estamos aqui, ja deu pra ter uma idéia de  como funciona a vida inglesa. E é muito legal e muito difente ao mesmo tempo.
Começamos pelo clima: nos dias em Londres, choveu o tempo todo basicamente. Fraco,mas choveu. E ventou pra caramba. Norwich é um pouco diferente, choveu só no primeiro dia, mas é bem mais frio que Londres, e igualmente nublado. É engraçado porque ja estamos entrando no clima (com trocadilhos). Acordamos com um sol, e daqui a pouco parece que vai chover pra caramba, mas não chove, é normal mesmo. É legal de ver que o maior frio e o maior vento, e cheio de crianças na pracinha de blusa sem manga, no maior jeito de verão kkkk e nós encarangados. Desde que chegamos a máxima que pegamos foi uns 20 graus (hoje) agradável para um casaquinho leve.
Educação inglesa: é impressionante. E não é aquela coisa de gente chata, antepático, é educação mesmo. Please, I' sorry,  excuse me, tanks, são palavras básicas o tempo todo, pra tudo. E a gente se surpreende com as coisas mais absurdas: no onibus tem uma placa dizendo pra só levantar depois que o onibus parar. Notem: onibus de 2 andares, as pessoas tocam pra descer, o motorista para e depois elas saem la de cima. No brasil o motorista ja estaria no outro ponto, todo mundo ja teria caido no chão, uns por cima dos outros... kkkk nós ainda não temos coragem. Tocamos pra descer e ja vamos nos dirigindo pra porta...vai que ele não espera.
É legal de ver como as coisas mais equenas nos surpreendem mesmo. Nós em Londres, no super, e a Thais e o Fred só nos cuidando e rindo. Estávamos impressionados que as rodinhas do carrinho do super giram todas pra todos os lados, ou seja, não tranca nunca. e eles caindo na risada que tb se impressionaram com isso.
Hoje matriculamos o Lo na escola. Esse nivel de estrutra não tenho nem dúvida que pagaríamos uns 700 reais por meio turno em Porto Alegre, aqui é de graça.
Mas como nem tudo são flores, a comida inglesa não da pra encarar. O que temos de mais gostoso é o que fazemos em casa. O Ber disse que não é ruim,  só diferente. Mas bota diferente nisso. E como  hoje é 20 de setembro e Porto Alegre deve estar envolto em uma nuvem de fumaça de tanto churrasco, fica meu protesto as comidas inglesas.
Mas todo resto é legal.

sábado, 18 de setembro de 2010

Norwich

Viagem de trem para Norwich

Chegamos em Norwich! A cidade é uma graça, e nossa casa é linda. Estamos colocando tudo em ordem, e comprando as coisas mais urgentes. Tem muitas coisas práticas pra resolver, porque a nossa casa era mobiliada mas fora isso não tinha mais nada: ferro de passar, louça, toalhas, cobertas, lençóis, copos... é muita coisa. Nós moramos ao lado da universidade, na University Village. Pegando um ônibus chegamos em 15 minutos no centro, onde estão todas as lojas e shoppings.

Science Museum em Londres

Science Museum
A paisagem vista do trem
Taxi da estação de trem até a universidade
University Village
A sala no primeiro dia ( lorenzo já espalhou os brinquedos)
esperando o ônibus na nossa rua
fazendo bagunça esperando o bus
O amigo da casa do lado
Nossa vizinhança, o sol aparece, mas as nuvens sempre voltam
Vista do quarto do casal, fim de tarde

Sim, tinha uma escavadeira na pracinha
Pracinha com brinquedos engraçados