segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Existe uma luz no fim do ... inverno!


Eu nunca achei que esperaria tanto pelo verão.
Talvez pelo fato de que tivemos no brasil um outono, depois inverno, dai viemos pra ca e tivemos um outono e depois inverno... o fato é que já acho que poderia esquentar um pouco.
A escuridão, ainda bem, começou a ceder. Agora anoitece pra valer só lá pelas 16:45.. bem diferente dos 15:30 de antes!
E outra coisa: a primavera começa aos poucos mostrar a cara.
Algumas árvores já começaram a dar brotinhos. Olhando bem de perto, conseguimos ver que lá estão eles, esperando pacientemente pelo calor.
Pelo que dizem, é para esperarmos ainda mais um mês de frio. E que normalmente neva em fevereiro, foi assim nos últimos anos.
Mas eu não vejo a hora, de o sol brilhar pra valer, de pegar minha bolsa/canga que minha sogra vai me trazer e me esticar em um parque com o Lorenzo. Jogar bola, fazer um piquinique....
A neve realmente é uma delícia, e depois que para de cair cheguei a sentir falta. Mas como uma boa aprendiz de européia, e inglesa principalmente, já to pronta para o "calorão"de 25 graus do verão daqui!!!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dondocando por aí...

Hoje minha tarde de dondoca rendeu.
Cheguei no centro as 11hs da manha e só voltei pra buscar o Lo as 15:15. Caminhei que nem uma louca, aproveitando o frio de Zero grau e o sol lindão.
Fui em uma loja nova que abriu aqui, chamada HobbyCraft, que tem absolutamente tudo para artesanatos e afins... de bolinhas de isopor de formatos mil até tudo que se possa pensar de cupcakes! Papéis, coisas pra confeitar, as florzinhas mastigáveis, um amor.
Descobri que aqui a páscoa não tem ovos de chocolate (!!!!!!!!!!), mas só enfeites e coisas do tipo.

Esse lugar que tem a loja de artesanato, é tipo um complexo de compras, e muitas das lojas, outlet, e todas elas GIGANTES. Então valeu a pena se perder nos corredores em busca de super promoções.
Depois que sai de lá, sentei um banco pra fazer meu "almoço", curtindo o sol e vendo os barcos passarem no canal LINDO que temos aqui. Me senti a européria!!
Seguindo o tour, passei na Primark básica (2 legs por 6£) e fiquei louca com tanta coisa barata. Tá certo que a qualidade não é lá essas coisas, mas pra bijus, acessorios pra cabelo e traquitaninhas, é uma beleza.
Pra encerrar dei mais uma passada na loja da Disney.
Tudo bem tranquilo... mas minhas pernas no final do dia ficaram acabadas com tanta caminhada.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A famosa linguagem universal...


Na aula segunda feira, começou uma mulher da Lituania, se eu não me engano, e não fala uma palavra em inglês, e na verdade, não fala uma palavra de nada que ninguém conseguisse entender.
Tem umas 4 amigas do Congo, que também não falam nada de inglês, mas na hora do aperto, uma outra colega Iraquina, que manda bem no francês (!!!!) traduz pra elas. É uma confusão danada!
No Congo, pelo que eu entendi a lingua "oficial" é o francês, mas as comunidades falam mais umas 293828903 linguas, típicas das famílias, castas ou sei lá o que... Imaginem a cena: 4 conguianas (??) explicando em francês para uma iraquiana que fala árabe, e esta traduzindo pra gente em inglês, que falamos outras milhares de línguas... huahuaha é uma loucura!
Mas voltando a colega nova, não tinha jeito. Ela conseguiu explicar em árabe que veio com o marido e ele estudava aqui, e só! Na cara e na coragem ela apareceu na aula e estava disposta a começar a aprender inglês.
Mais o clímax foi quando comecei a mexer na minha pasta, e caiu umas partituras.
Ela que estava sentada do meu lado, pegou, sorriu, e começou a solfejar!!!
Noooooossssa!! foi muito legal!
Era uma melodia simples, e começamos a solfejar juntas.
A classe inteira caiu na risada, principalmente nós duas.
Não sei o que ela toca, não sei se é professora, ou uma virtuose, mas através da música conseguimos nos comunicar.
Foi lindo.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mãe

Feliz aniversário.

Tudo que eu poderia te dizer nesse mundo, cabe exatamente no presente que eu te dei hoje.

E tenho certeza que tu sabe e sente isso.

Com muito, muito, muito, transbordante amor.


de todos nós.


domingo, 23 de janeiro de 2011

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

De novo, a escola

Ontem, quando fui buscar o LO na escola, me peguei de novo observando as coisas e ficando impressionada....
Ontem na saída, ele ficou um tempão "fazendo música" em uma árvore que tem no pátio. Uma árvore grande, com várias panelas, potes, talheres gigante, e outras coisas penduradas nos galhos.... de uma simplicidade absurda, mas as crianças AMAM.
O pátio dele tem uma casinha dessas grandes, que dá pra subir, tem escorregador (do tamanho ideal pra crianças de 4 anos, e não aquele brinquedão da morte do São João!!!), mas tem também um monte pneus (!!!!) e caixas grandes de plástico, tipo de carregar verduras e frutas, e quem advinha qual o brinquedo preferido?????
Todos os dias, eles (as crianças) fazem uma caminho com os pneus e as caixas, e todos os dias no final da aula eu e ele pulamos um a um, no "caminho mágico".
Sempre falamos, que a estrutura da escola não perde em nada para escolas particulares que conhecemos, mas o que é mais legal é a simplicidade das coisas.... eles não se apegam ao "quanto mais caro melhor", e deixam a disposição coisas que as crianças possam criar e brincar!
Outra iniciativa muito legal, é o "book club" , clube do livro. Onde vem pra casa uma revista com vaaaaaaarios livros a venda. Com preços super acessíveis, metade do valor normal, onde quem quiser encomenda na escola, e uma porcentagem do valor é revertido pra escola em forma de livros para as crianças.
Falei pro Ber, que já que não pagamos nada, o mínimo que podemos fazer é comprar um livros para o Lo, para que a escola também ganhe um pouco.
Falando em livros, todos os dias ele leva a mochila e a book bag, que é uma malinha do livro (que a escola DEU na matrícula). Todos os dias ele pode retirar um livro da biblioteca da sala e levar pra casa.
Como temos um menininho assim, digamos, apegado as suas coisas... ele retira o livro e fica uns 2 meses com ele huahauhuha.
NA quarta feira, tem o dia de leitura com o pais. Na entrada do turno, as crianças pegam suas cartelinhas, e os livros estão a disposição nas mesas. Cada uma lê um com seu pai, e depois devolve a cartela e ganha um adesivo (uma maneira de fazer os pais morrerem de remorso se não puderem perder 5 minutos lendo para os filhos, já que eles não ganhariam adesivo). Ontem, lemos um tão legal, que ele resolveu, até que enfim, trocar o que todos os dias nos últimos meses trazíamos para casa.
Não canso de analizar a escola e ficar feliz por ele estar estudando lá.
Ainda bem.



(ps: nada de fotos ultimamente, porque deixei o carregador da minha camera em Londres!!! só pegarei no começo de fevereiro)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Sinceridade infantil!

Lorenzo ultimamente tem aparecido com cada perola, que nossa!!!
Olha para as pessoasna rua e aponta, cai na gargalhada por alguma coisa diferente, e muitas vezes agradeço imensamente por ninguem entender o que ele fala... já que me mataria de vergonha.
Ontem mesmo, no playgroup, tinha uma mulher brincando com ele e a filha bebe, e ele me olha e diz: mamãe, eu não gosto dela!!
Ai, cheguei e gelar até lembrar que ela não tinha entendido.
Mas é aquilo, ele está sendo sincero: aquele homem realmente é baixinho, aquela mulher realmente é engraçada e assim por diante, o que eu vou falar, que não é?
Eu explico que as pessoas não gostam muito quando a gente diz uma coisa não tão boas sobre elas... mas mais do que isso eu estaria mentindo pra ele!!
E tudo isso, só pra mostrar um video que a minha irma me mandou, que ilustra muito bem, como as crianças são infitamente mais sinceras do que nós.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A arte da diversidade.

Minhas aulas de inglês, tem sido 50%ingles, 50% aula de todo resto.... de cultura, de relacionamento, de mil outras coisas.
Hoje, a professora passou um "tema" diferente.
Conversarmos sobre a importância da língua e como ela pode ser unificadora, ou separatista. No grupo por exemplo, tem uma Paquistanesa e uma Iraquiana (que historicamente não são melhores amigas) que conversam horrores, só porque as duas falam árabe. Tem também uma senhora que é uruguaia, mas mora toda vida na Espanha, que hoje fez questão de sentar perto de mim, porque "falamos quase a mesma língua", mostrando a importância da comunicação.
Mas outro ponto que a professora colocou, é como as crianças não precisam tanto assim da linguagem verbal para se comunicar e fazer amigos, passando pelos bebês que não falam mesmo, até as crianças maiores, que em segundos ja estão correndo juntas, mesmo não entendo patavinas do que é dito.
Tudo isso, para nos indicar um filme, que não é sobre línguas, mas sobre pessoas.
Um filme/documentário francês, que apresenta o primeiro ano de vida de 4 crianças em lugares diferentes do mundo. (Ponijao, da Namíbia; Bayar, da Mongólia; Mari, do Japão e Hattie, dos Estados Unidos). E o detalhe mais importante: sem legenda.
O filme é frances, com familias falando outras 4 diferentes línguas, e nós, espectadores, não precisamos de uma letrinha sequer para entender e se emocionar com ele.
NO filme vemos o bebê africano, brincando com os dentes do cachorro, e o mongol "amarrado" no pé da cama pra não sair engatinhando por tudo. A bebezinha japonesa tendo um chilique porque não consegue encaixar um pecinha, e a americana toda comportada comendo uma banana. Cada um com suas diferenças absurdas, mas todas aprendendo, e no final das contas fazendo as mesmas coisas: sentando, caminhando, rindo, falando.
Pois o que a professora quis nos dizer, que independente do que falamos e de onde viemos, todo mundo dá o seu melhor para ser feliz, e apesar da confusão de palavras, de sentimentos todo mundo entende.

Trailer:




Vejam o filme completo online aqui (clicar na palavra)

sábado, 15 de janeiro de 2011

Mobile!

Quando chegamos aqui, uma das primeiras coisas foi providenciar um telefone.
Primeiro, porque precisávamos pra resolver pendengas aqui, depois porque precisávamos falar um com o outro e tal.
Pesquisamos algumas companias, e optamos pela Vodafone.
Pelos preços, vimos que valia a pena fazer plano direto de conta. Porque o mais barato era 10 libras por mes, e o valor do cartao minimo era isso também, sendo que no plano pre-pago paga-se MUITO mais caro.
Mas chegando la, eles aceitaram fazer somente 1 de conta. Porque éramos estrangeiros, e a conta do banco não tinha nem 5 dias.. hauhauhau. Falou que em 3 meses poderiamos fazer outro contrato.
Pegamos um plano de 10 libras com 100 minutos e 300 mensagens, e ganhamos um telefone Sansung com tela sensível ao toque, todo balaquento, e compramos outro bem simples por 20 libras que ja vinha com 10 de crédito.
Resolvido o problema.
Até que eu, que fiquei com o de cartão, ficava metade do mes sem crédito, porque os 10 acabavam que nem água. Na segunda sai pro inglês com um mapa na mão e pedi pro Ber me ligar em 10 minutos pra ver se eu não tava perdida, ja que nao tinha créditos (ai que probrezaaaaaa,e sim, eu estava perdida) pois pagava ligações e mensagens. E fora, que o aparelho esse Sansung, a bateria começou a durar nem 8 horas, e eu nem usava!!
Falei: ta na hora de irmos lá e perguntarmos se podemos mudar pra conta. E por via das dúvidas, pensei em levar meu aparelho pra perguntar se poderia ir pro conserto.
Separei as notas, e fomos lá, ja esperando aquele atendimento "ótimo" de companias de telefone, que nos deixam esperando 1 hora e nao resolvem nada...
Chegamos, falei do meu aparelho. Ele levantou, tirou a bateria e trouxe uma nova. Resolvido na hora.
Perguntamos do plano.
Ele consultou e na hora disse que não tinha problema.
Falou que poderíamos escolher outro aparelho.
Como eu gosto de celulares e o Ber não da bola, escolhi um bem menininha.
Falamos que queríamos o mesmo plano e manter o meu número.
Na hora de assinar,só um detalhe: como ja tinhamos uma linha, o meu plano era diferente. As mesmas 10 libras, so que com 300 minutos e mensagens de texto ilimitadas. E como o aparelho tem wi-fi, internet de graça. (!!!!!!!!!)
Saimos impressionados com o atendimento!
Igual a **** né mãe?

Eu de smartphone bem rosa!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Coleira

Escrevendo o post de ontem, lembrei que aqui e muito comum a " coleira" de crianca. E muito comum, nao e assim, de vem em quando vemos uma, mas sim quase TODAS as maes com filhos pequenos usam.
Pudera, a maioria tem um pequeno time de futsal em casa, tornando impossivel andar na rua com um carrinho, um de 1 ano caminhando e outro de 2 fugindo....
No Brasil, quando eu via uma corajosa levando seu pequeno na coleira, eu olhava de cara feia e pensava: ai coitadinhoooooooo.
Agora, ja penso num jeito de adaptar aquelas coleiras que esticam pra dar um pouco mais de corda para o prisioneiro. ahuahauhauhua
Serio mesmo, existem VARIOS modelos diferentes.
Em todas as lojas de crianca tem.
Alguns, e uma mochilinha, que a crianca coloca e fica a corda pra mae segurar.
Outras e uma pulseira que prende no braco da crianca e a outra prende na da mae.
E outras, mais engracadas, e um peitoral IGUAL de cachorro. A crianca veste, e a mae vai faceira da vida levando seu filhote pra passear. Se a companheira que eu escrevi ontem, usasse uma delas, nao teria tido problemas.
Eu so nao aderi aqui ainda, porque acredito que e tarde de mais.... meu cachorrinho ja esta muito livre, mas que as vezes da uma vontade.....

Segue modelitos, aceito encomendas.





quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O que você diria?

Perguntaram para algumas maes o que elas diriam pra elas mesmas, se pudessem, antes do nascimento dos filhos.
Seguem as respostas....

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=taDqKWWPDAY

traduzindo

VOCE E LINDA
CONHECA OUTRAS MAES
TUDO BEM FICAR ASSUSTADA
MILHOES DE PAIS SOVREVIVEM A PRIVACAO DE SONO
TUDO QUERER UM TEMPO
SUA MAE ESTAVA CERTA
VOCE SENTIRA SAUDADE DA SUA MAE
ELA PODERA TER SEUS OLHOS
VOCE IRA COMETER ERROS
PERDOE-SE
ISSO TAMBEM PASSARA
NINGUEM SABE REALMENTE O QUE ESTA FAZENDO
O GOOGLE NAO TEM FILHOS (hauhauhauha)
VOCE É A EXPERT
HOMENS REAIS TROCAM FRALDAS
VOCE ESTA PRESTES A CONHECER O VERDADEIRO AMOR
TIRE UM TEMPO PARA SE APAIXONAR PELO SEU BEBE
TIRE UM TEMPO PRA VOCE MESMA
TIRE UM TEMPO PARA VOLTAR AOS SEUS JEANS
DEIXE A VOVÓ ESTRAGA-LOS
ELE VAI FICAR DOENTE, E VOCE PASSARA A NOITE TODA VENDO ELE RESPIRAR
SEJA CORAJOSA
DURMA AGORA
IMPERFEITO É O NOVO PERFEITO
RESPIRE
CONFIE NOS SEUS INSTINTOS


O que voce diria?




8 ou 80

Uma coisa que sempre me intrigou, desde que chegamos por aqui, foi a quantidade de filhos que as mulheres tem. Filhos pequenos. Nao se ve muitas criancas de 10 anos, a maioria e abaixo de 5. Por aqui temos piquititos ou idosos, muito engracado.
Conforme fomos nos " infiltrando" percebemos tambem, que a maioria tem filhos muito cedo.
Essa semana, vi em um artigo, que a Inglaterra e o pais da Europa onde tem o maior indice de gravidez na adolescencia.
Na escola do Lorenzo, e impressionante.
Em Porto Alegre, nos sentiamos criancas. Eramos disparados os pais mais novos. Aqui, nao digo que somos os mais velhos, mas talvez quase.... E elas tem uma pequena turminha!!!
Semana passada, estava chegando pra buscar ele, e do outro lado da rua, vinha um pequeno disparado correndo, e laaaaaaa longe a mae empurrando um carrinho gritando pra ele parar. Como aqui tem a tal politica de nao se meter na vida dos outros, fiquei so olhando. Mas quando vi que existia a possibilidade da criatura correr pra rua, sai em disparada e peguei ele. Ela veio correndo, e de longe, agradeceu e disse que eu podia solta-lo. Ele mais do que rapido correu de novo. Catei o pequeno e fiquei esperando ela chegar perto. (nota: ela era mae de um colega do Lo, devia ter uns 18 anos, tinha o bebe no carrinho, o fugitivo de uns 2 anos e o colega do Lo de uns 3 e meio.... afe maria!!!)
O governo aqui, da todo apoio necessario para as criancas e seus pais. Desde a boa educacao gratuita, saude, grupos de brincadeiras por toda parte, ate uma ajuda financeira dependendo do numero de criancas que se tem. E tudo isso acredito que faz com que as meninas nao se preocupem tanto assim em ter filhos, e muitas vezes mais de um, gerando essas estatisticas.
E engracado, porque no Brasil o numero de adolescentes gravidas tambem e asustador, mas nao acredito que seja pelos mesmos motivos.
Nao interessa onde, ter filhos com 15 anos nao e uma coisa boa.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

E nao e que esquentou mesmo?

Sai pra buscar o Lo com inacreditaveis 10 graus!!! fazia uns 3 meses que nao chegava a tanto.
So quero ver quando esfriar.... a neve vai cair com tudo.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

English Class

Pra comecar, como cheguei ate essa aula
(ps: estou escrevendo sem acentos pois estamos com computador novo e ainda nao configuramos)
O playgroup de sexta, fica no Sure Start, que e tipo um centro de assistencia as familias.
Eu nunca tinha me ligado de perguntar sobre aulas, e na semana passada resolvi. A senhora falou que tinham sim aulas, mas que comecariam ja na segunda, e era provavel que estaria cheio. No mesmo dia a tarde ela ligou, dizendo que tinha conseguido uma vaga pra mim. Uhuuuu
Bom, a aula de hoje rende discussoes e filosofias pra muitos posts.
Pra comecar: sao so mulheres, umas 15 no total. Cada uma de um canto diferente do mundo. Mais ou menos assim: Brasil (euzinha), Polonia, Congo, Espanha, Russia, Ucrania, Paquista, Egito, Albania, India, Marrocos ... as outras esqueci.
Mais de metade da aula usa veu na cabeca.
Imaginem como eu estava suuuuper curiosa, vendo aquelas mulheres tao diferentes chegando com os maridos, super timidas.
BOm, e ai comecou a aula.....
So tenho uma coisa pra falar: eu me considero uma pessoa sem preconceitos, de verdade. Mas e impossivel nao existir uma pre-concepcao a respeito de algumas culturas, daquilo que vemos na televisao, nas novelas e por ai vai.
Quando entrou uma mulher com um veu na cabeca amarelo, que certamente tinha fios de ouro, com brincos e um relogio e que deviam valer alguns camelos, com o marido junto... eu olhei e nossa! que interessante pensei. QUando a mesma mulher, veio falar comigo, perguntando se eu estava de carro, porque ela queria saber onde estacionar o carro dela enquanto o marido corria (!!!!) eu quase cai com a cara no chao. huahuahuahua. SO um detalhe, se voces acham que ja viram mulheres bonita, precisavam ver essa egipcia.....
E assim foi a aula. EU aprendendo mais sobre pessoas do que o ingles propriamente dito.
Outra colega, que tb chegou com o marido e com seu veu, la pelas tantas falou que precisava do ingles pra validar seu diploma de medicina aqui no Reino Unido. A russa quase caiu da cadeira, e perguntou milhares de coisas nao deixando duvida do choque de saber que aquela mulher timida de baixo do veu, era tambem pediatra (vergonha mesmo, passou a " organizadora" da aula, uma guria, que quando uma delas chegou perguntou se ela sabia escrever o nome... autch)
E ali estavamos todas nos.... rindo muito, aprendendo como se fala " bom dia" em umas 8 linguas diferentes (esquecam o polones, e impossivel!!!!), mas principalmente aprendendo como nao julgar as pessoas.
So porque ela usa veu no cabelo, nao fala ingles e o marido a acompanha ate a sala, nao quer dizer que ela nao saiba escrever, pelo contrario, pode ser ela a ajudar teu filho na proxima consulta.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

London Aquarium.

Eu sempre quis visitar um aquario desses. Mas como e caro (18 libras por cabeca!) fomos adiando.
Mas valeu a pena, e taaaaaaao lindo.
Na verdade eu acho que pessoas com crianca, ou pessoas que adoram o fundo do mar, aproveitam mais do que as outras.Como no nosso caso tinhamos as duas coisas, resolvemos pagar pra ver (literalmente!)
O lugar e super bem ambientado. E e possivel alimentar as arraias e ver a alimentacao dos tubaroes. Nao conseguimos nenhuma das duas coisas, mas foi bem legal.
O Lo, claro, adorou os tubaroes. E o aquário do "Nemo". Onde tem o nemo, a dory, a anemona, e ate os outros peixes, uma graça.
As aguas vivas também são lindas, nadam devagar....e parecem super inofensivas.
Mas eu acho que a grande atração do aquário pra nós foi a tartaruga gigante, (Crush) Lindaaaaaaaaa, enorme mesmo, nadando com toda sua graça. Como boa atração,só aparecia de vem em quando, e na maioria das vezes conseguimos ver uma nadadeira, depois uma pata, daí ela sumia... e quando menos esperávamos lá estava ela!!!
As fotos ficaram uma droga. Em parte porque eu estava toda emocionada, e não arrumei a camera direito, em parte porque na escuridão que é la embaixo fica dificil mesmo.




 Metade da tartaruga
 Procurando a tartaruga


 Tubarãaaaao

 Fiquei um tempão com a camera preparada pra conseguir tirar a foto do NEMO e da DORY juntos,

Ao vivo é lindo!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Bilinguismo

Nos últimos tempos, devido a nosso pequeno falante aqui, tenho pesquisado e lido bastante sobre o bilinguismo.
O que define, como acontece, e essas coisas.
Existem várias matérias, artigos, blogs contando experiências, e muito material diversificado.
Hoje, a situação é assim: Lorenzo entende, eu acredito uns 30% do que falam pra ele. Em Londres, tivemos uma situação assim: estávamos no banco, e ele brincando com o Buzz. Chegou uma funcionária e começou a falar com ele. Disse; que lindo esse brinquedo, de quem é? e ele apontou pro peito. Depois ela perguntou como funciona? e ele começou a mexer nos botões e abrir as asas do boneco. E por fim perguntou qual o nome do boneco? e ele: Buzz!
E eu ali do lado, chocada!!!!!!hauhauhu
Ja aconteceu algumas vezes, dele corrigir a minha pronuncia (tipo "aaapple" e não "épple" no jeito britânico de ser), e também de estarmos vendo desenho e eu falar alguma coisa, e ele disser que não foi isso que o personagem disse (!!!!!!!!!)
Ultimamente ele está "falando" em inglês pelo cotovelos. Fala fala fala sem parar, uma confusão de coisas, mas sempre conseguimos identificar algumas palavras e experessões que ele sabe. Pega a melodia da língua e sai enrolando. Na volta da escola tem sido assim, ele vai brincando e falando sozinho em inglês. As vezes olha pra mim, e pergunta alguma coisa em inglês que eu entendo, e depois segue na embromação. Acredito que ele entenda o que esteja dizendo, mas ainda não sabe como pronunciar.
Nos artigos que tenho lido, fala-se sobre a importância do bilinguismo para as crianças. Como desenvolvem outras áreas também, e principalmente como estimula a criança a depois falar outras línguas, como se '"abrisse" o cérebro para outras melodias.
Pegamos tambem algumas dicas muito importantes, exemplo: não pedir para as crianças mostrarem o que sabem e o que entendem para os outros, porque elas podem se sentir cobradas e expostas.
Não pedir, poir mais dificil que seja, para a criança servir como intérprete para você. Ela precisa saber que os pais também se interessam em saber e falar a outra língua. E a mais dificil de todas, não misturar as duas línguas.
Algumas palavras, expressões que começamos a usar aqui, fica dificil traduzir, então sempre usamos em inglês. Outras palavras que o Lorenzo vai aprendendo, também usa em inglês, não português. O "sorry" é outra coisa. Como foi uma das primeiras coisas que ele aprendeu, só usa assim. Nem com a gente ele diz "desculpa", e os artigos, costumam falar, que misturar as duas línguas, torna mais dificil a compreensão geral delas a longo prazo.
Essem tempos aconteceu também dele não lembrar como é uma palavra em português: square. Era square, pra cá, square pra lá... até que perguntei pra ele, e em português Lo, como é? e ele olhou, olhou e não sabia. Dai eu falei: é quadrado. E ele: ééééééééé, issssssssssssooo mamãe....
Quando chegamos estávamos muito preocupados em ele se fazer entender, e agora que isso não é problema, estamos procurando um equilibrio. Onde ele saiba o inglês, mas também, continue evoluindo no português, já que começara a ser alfabetizado no inglês, mas no meio do processo mudará para o portugues.
E para não sair perdendo na turma daqui, amanha começo minha aulas....

sábado, 8 de janeiro de 2011

British Museum

Bom, museu com criança pequena e aquilo... e olha que o Lo adora.
Eu sempre procuro contextualizar pra ele antes da gente chegar. De uma maneira que ele entenda  a ideia geral do negocio. Mas costuma ser um passeio com hora de validade.
A grande maioria dos museus tem uma area para as criancas. Normalmente uma area interativa, onde elas possam pegar, manuzear e baguncar mesmo.
No British nao achamos (fora as escadas que ele adorou) . Mas assim, nao posso dizer que nao tem, porque nao vimos nem 10% do museu (assim como os outros que fomos).
Eu quis ir la pra ver as mumias.
Falei pro Lo que era reis muuuuuito poderosos, que ficavam lá deitados para as pessoas poderem olhar. Ele ficou meio curioso, meio com medo.
O problema é que estava ridicularmente lotado, óbvio.
Então vimos tudo meio rapidinho.
A área grega também é linda, e eu quero com certeza voltar lá pelo menos mais uma vez. (assim como no Science Museum e no Natural History Museum).


 SLING antigo.

 Em homenagem a "her majesty queen Elizabeth"
 "caixão"
 Uuuuuuuuuuuuuuu





sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

London Eye

Fomos na London Eye no dia 29/12, aproveitando o presente que os De Souza nos deram.
Tinhamos pensado em esperar o tempo aberto, com sol, pra poder aproveitar mais. Mas decidimos encarar com a fog mesmo. Ainda bem, porque o tempo não abriu nem um diazinho sequer.
Chegamos lá cedo, ja pra evitar as filas quilométricas que estavam se formando.
As 10 horas estávamos lá.
Lorenzo suuuuuper animado que ia andar na roda gigante gigante. Achei que na hora ele teria medo, mas que nada!
Nosso plano deu super certo! o Ber encarou uma fila de uns 20 minutos pra comprar as "passagens" , mas na fila mesmo, ficamos no maximo uns 10 minutos, uma beleza.
A cápsula, como é chamada, não para pra gente subir. Então os mais mongos já ficam avisados... a entrada precisa ser ágil! kkkkkk, não, na verdade eles até tem um aviso que diz que as vezes ela para, auxiliando assim quem não consegue subir rapido (mas atenção mongas: eu imagino que se isso se refira a cadeiras de rodas, e não só a bocabertisse mesmo... hauhauhua)
A experiência é muuuuuuuito legal. A capsula vau subindo bem devagar, e Londres vai aparecendo aos poucos. Da pra ver muita coisa. A diversão é ir reconhecendo as coisas, e vendo tudo sobre outro prisma.
A volta toda dura uns 35 minutos (se nao tiver que parar para as mongas subirem).
Quem quiser, pode contratar uma viagem com direito a champgne, pode fazer festa, arranjar pedido de casamento... várias coisas.
Lo curtiu tudo! ficou indo de um canto a outro olhando tudo la embaixo. Vendo os trens, o carrosel pequenininho, a pracinha... cada um enxerga o que quer.
Depois, saímos de lá e fomos no cinema 4D!!! Agora é assim, compra a passagem pra London Eye e ganha o cinema.
É uma experiência a parte. O 4D é o cinema 3D que a gente conhece com efeitos ao vivo... água, bolha de sabão e outras coisas.
Dura uns 10 minutos, mas eu me emocionei até de tão lindo.
Lo pediu pra ir de novo. Pedimos pra "moça" e ela deixou. E bem do contra mesmo, da segunda vez ele ficou com medo e tapou os olhos... huahuahuahuaua
Saimos felizes de vida, e ele todo orgulhoso. Cada vez que enxergava a London Eye, dizia que tinha andado.
Ja falei pra ele que quando os vovôs forem, podem levar ele de novo....


Subindo....

 Ber na fila
 Foto estilosa
 No meio do caminho
 Uia!
 Dentro da capsula
 Namorando com o Big Ben laaaaa em baixo
 Bem de cima
 Ja descendo

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"Let the sun shine... let the sun shine"

Pois é, terça feira aconteceu.
Acordei com a maior cara de " meu deus o que é esse tempo?"
Ficamos exatas 2 semanas sem ver o sol. Parece mentira, mas não é.
Em Londres, não pegamos chuva, mas não pegamos sol. No domingo, quando estávamos indo embora vimos que ele poderia aparecer, mas foi nos aproximar de norwich que a coisa fechou de novo.
Acordei mau humorada, extremamente irritada com vontade de dormir o dia inteiro e com um cansaço absurdo!!
Totalmente sintoma de falta de vitamina D, aquela que o corpitcho precisa, e que o sol nos dá.
O inverno europeu, ao que tudo indica, vai que me colocar na lista de pessoas que gostam do verão. (pelo menos até voltar pro Brasil e encarar 40 graus a sombra). Estavamos todos tomando vitamina pra repor a falta de sol, mas desde o natal não tomamos, então, sintomas na certa.
O cansaço e o sono são impressionantes. Outro dia falando com outra brasileira que mora aqui, ela me disse que chegou aqui em março, quando ja era mais agradável, mas que o primiro inverno dela, ela dormiu o tempo todo. Ficava as vezes dias sem sair de casa, por conta do desanimo.
E é engraçado, que o Lo também tem dormido pra caramba. No máximo 20:20 da dormindo, e hoje acordou as 08:40! tenho dormindo bem, mas nao adianta, passo o dia bocejando e querendo me deitar no sofá.
A escuridão aos poucos começa a ceder. Ja não tem anoitecido as 15:30... as 16:20 ainda conseguimos ver uma cor no céu, e não breu total.... o frio é aquilo, a variação em norwich é de 2 a -10. Quando esta 0 ou 1 comemoramos.
Mas eis que ontem acordei, abri a janela e uma luz invadiu. O SOL!!!!!!
Levantei, encapotei o Lorenzo e saímos pra rua.
Ele consertou a bici, andou bastante, fomos na pracinha, no rio e sentamos no sol um pouco e ficamos conversando... durou acho que umas 2 horas, porque as 14hs ja tava chovendo de novo... mas pelo menos lembramos que ele é amarelo e se não aquece, pelo menos é bonito.
Chegaaaaaaa primavera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Quando faz sol, Norwich é linda assim.....

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Underground

O Metro de Londres, e um assunto a parte.
Existem muitas estações, e 14 linhas diferentes. Façam idéia da confusão.
Pra quem nunca ouviu falar, é assim: as estações ficam em baixo da terra, normalmente se pega uma, duas ou 3 (!!!) escadas rolantes pra chegar no nível certo. Cada estação passa no mínimo uma linha. Algumas passam 3, 4.. e assim se pode fazer conexões entre as linhas.
Primeiro o mapa:
Em todas as estações o mapa esta disponível, pois é o único jeito de se achar no meio de tanta coisa!
Essa foi a 3 vez que estivemos em Londres, e a primeira que eu sai sozinha, e como sempre andava  de "carona"não ia prestando muita atenção no caminho e nas estações. Dessa vez me obriguei  a entender a coisa.
Mas assim, é mais fácil do que parece.  Primeiro precisa saber a estação que queremos ir, e de onde partimos. Achando elas no mapinha resta saber pra que direção fica, norte, sul, leste ou oeste. Assim quando entramos na estação sabemos que precisamos pegar por exemplo, a linha Picaddily para northbound (norte.) Se ela for direto, melhor, se não, precisa descer em outra estação que faça conexão com outra linha leva até o lugar desejado.
A casa do Fre e Tha fica perto da estação Canada Water. Para ir até a Harrods por exemplo era assim:
pega o onibus 47, ou 188 ou 199 até a Canada Water. Depois pega-se a JubileeLine (westbound, para o oeste) até a Green Park. La muda para Picadylli Line (eastbound, para o leste) e desce na Picadylli Circus e voalá!! chegamos! uahauhauhuahua
Serio mesmo,depois que nos acostumamos com o desenho do mapa, e pegamos o jeito  tudo parece bem mais fácil.
O metro é suuuuper rápido. O único incoveniente é que não dá pra ir olhando a cidade, como lá do segundo andar dos ônibus... mas o tempo que se perde no transito é uma coisa né? Eu simplesmente adoro pegar os metros. Vou curtindo os tipos estranhos, os artistas de rua, ouvindo as milhões de línguas diferentes em cada viagem...
E ai, alguém achou o trajeto que falei?

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Viajando com criança.

Ter a compania do Lorenzo nessa nossa aventura que está sendo morar na europa,só tem acrescentado na nossa vida.
Quando escutamos o velho "nao tem como viajar e curtir com criança..." só rimos.
Claro, que é outra viagem, outra experiência, mas é muito divertido.
E ele tem se mostrado um baita companheiro de mochila.
Nesses dias em Londres, não foi 1 nem  2 vezes que ele disse: mamãe, eu adoro viajar!!
Começando com a saída de Norwich, de trem, que ele ama. Vai feliz da vida no colo, se distrai com um um brinquedo, com a mesinha, depois pede pra ir dar uma caminhada e depois senta de novo, numa boa.
Em Londres, como sempre pegamos muitos onibus e muitos metros, ele fica realizado. Vai animado cantando, e até pega o mapa do tube e mostra onde acha que estamos, hauhauhauhau.
É legal, que a gente, tendo um viajante mirim, percebe a cidade de um ponto de vista completamente diferente.
Não é todo mundo que sabe que uma das mais bem localizadas pracinhas de Londres, fica aos pés da London Eye. Porque a maioria das pessoas passa por ali e nem enxerga um escorregador, tendo o Parlamento pra olhar...
E também, a maioria das pessoas não para entre o caminho de dois museus, só porque tem uma fonte "interessantissima" saindo água do chão....
Ele cata todos os mapas por onde passa, e coloca no bolso, "pra gente não se perder", ja reivindicou sua própria mochila, e voltou de Londres a Norwich, com ela nas costas, sem reclamar nem pedir pra ninguém levar...
É muito lindo de perceber o que essa vivência de viagem tem feito por ele.
Hoje mesmo estávamos vendo o Tarzan, e la pelas tantas eles falam da Inglaterra, e de Londres, ele: de Londres mamãe!!! a gente tava la!!
Para ele, conhecer Londres, Paris, a neve, o frio, tudo vai ser muito normal.
E não normal,de não dar bola, mas normal de que isso tudo é possível sim, e não só um sonho muito distante.
Assim que se ensina um mochileirinho a curtir a viagem...

                                                     Super fonte, numa praça que nem sei....
                                                                British Museum
                                                Vendo o British Museum de cima
                                                                Bagunçando no Museu
                                               Rink de Patinação no national history museum
                                                 Feliz da vida na "roda gigante gigante"
                                               Laaaaaa de cima
                                                                  Buzz na London Eye
                                                   Buzz no London Aquarium
                                            Viajante descobrindo o mundo.....