segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aprendendo

A pessoa em crescimento aqui de casa (e não somos todos?) agora anda super interessada em escrever!
Esses dias perguntou na maior: "porque eu não sei escrever?" e desde então tem se mostrado um apreciador das letras (ok, ok.... igual ao pai, já sei).
Ele escreve LO já algum tempo no computador. Reconhece as letras, e como boa criança do mundo digital, aprendeu primeiro no teclado para depois passar para o papel. Quando começou a desenhar o L e o O, ficou super orgulhoso, e escrevia por tudo. Até que de uns dias pra cá perguntou como era o resto do nome.... Mostrei o R, que ele já conhecia por ser a letra da didi (Renata). Dai ficou uns dias assim, até que perguntou do resto e ensinei como fazer. Pronto.
Agora ele escreve o nome dele. Ainda precisa de umas retomadas, claro, faz numa boa o LORE, dai precisa lembrar das outras letras.
O Ber mostrou pra ele como escrever BE. Dai ele desenha todo mundo e coloca os nomes. Antes colocava só o D no meu nome, hoje, como ja sabia o D e o N, mostrei o A e o I. Adorou fazer a casinha e riu muito com o pingo em cima da tera I.
Acredito muito nesse tipo de educação, que vai do interesse da criança de aprender, sem neuras ou pressão. Acho ótimo que com 3 anos ele saiba escrever o nome dele e reconhecer várias letras, mas sei de cirança que com 3 anos já escrevem seu nome a tempos, pois os pais ficam marcando em cima, "vai, faz, faz, faz...".
Daqui a pouco começa a preocupação de alfabetiza-lo em Portugues, (pois em inglês ele vai aprender na escola) para acompanhar a turma no Brasil na volta, mas aí é outra história....

Segue fotos do novo "letrado" da família...








terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

"Mas a gente não sabe onde é a nossa casa...."

Essa frase foi dita pelo Lorenzo esses dias, quando falávamos em visitar uma querida amiga que no final do ano vai morar na Indonésia.
Eu falei super inocente, que seria uma boa idéia, e ele: não mamãe!! eu não quero ir pra lá porque a paisagem é muito diferente... (!!!) e também a gente não sabe onde é a nossa casa..."
Eu e o Ber ficamos falando, que ele as vezes perde a noção das coisas.
NO final do ano ficamos 6 dias em Londres, e ele no último dia teve uma crise achando que a gente não voltaria pra cá, e volta e meia fala "de quando a gente morava em Londres..." kkkkkkk.
Hoje conversando com uma amiga brasileira daqui, ela me contou que eles decidiram voltar pro Brasil no final do ano, depois de 4 anos aqui.
Na Inglaterra, eles tiveram uma casa super bacana, uma filha linda que é bilingue, o primeiro carro de vida deles e mais um monte de coisas legais, e no Brasil tem a indecisão de começar toda uma vida de novo, mas.... é no Brasil.
É engraçado esse sentimento. Eu considero aqui, fisicamente a minha casa. As minhas coisas, o nosso cheiro, a nossa rotina. Mas esses dias fazendo pipoca, senti aquele cheiro e falei : "que cheiro de..... casa..." porque lembrei o cheiro do Bourbon Ipiranga, que íamos quase todo dia.
Eles decidiram voltar porque ele pode ter um emprego bacana, mas principalmente, claro, pra ficar perto da família. Não família propriamente de sangue, mas dos amigos, do povo, do calor... de tudo que família/brasil significa pra quem mora fora.
E claro que estão preocupados. Com a segurança, com o dinheiro, com a educação e mais um milhão de coisas. Mas na hora que o coração aperta, ainda vão estar indo pra casa, mesmo que a 4 anos não seja mais a casa física deles.
Nós quando decidimos vir pra cá, decidimos ao mesmo tempo não sofrer. Não que seja fácil assim, mas se a decisão estava tomada, precisávamos transformar tudo no mais fácil possível. E assim está sendo... viajamos, temos nossas coisas, Lo vai pra escola, temos nossa rotina e nosso lazer... tudo muito diferente do Brasil, mas tudo muito bom também.
A única coisa que agora aperta o coração, é perceber que nos relacionamos e fazemos vinculo de amizade com pessoas que estão sempre voltando, ou indo, ou as duas coisas.

A gente da tchau pra família, pros amigos de todo uma vida, pra nossa cultura (e pro calor), daí faz amigos, e dá tchau pra uma que vai pra Indonésia pra fazer estagio por 6 meses, pra outra que vai voltar pro Brasil.... é sempre e eterna uma despedida.
Que coisa.

Mas pelo menos temos gente pra visitar pelo mundo todo!!!

Ja dizia Oswaldo Montenegro"...porque metade de mim é partida e a outra metade é saudade"

sábado, 19 de fevereiro de 2011

A noite em Paris


Ficamos poucos dias, e como tivemos umas perrengas por lá, conseguimos aproveitar a noite somente no sábado.
Resolvemos conhecer (eu e o Ber) a Sacre Coeur e depois decidir onde ir. Chegamos lá umas 21:30. Pegamos o bondinho que sobe aquela imensa escadaria, e nos deparamos com uma galera. O catedral é um "point" em Paris, onde o pessoal curte a vista maravilhosa enquanto toma uma cerveja!!!!!
Caminhamos por lá, entramos na Igreja (que rolava uma missa, mesmo aquela hora) e nos sentamos e ficamos vendo Paris, e a Torre toda iluminada, com seu farol girando pra lá e pra cá.
Depois de curtimos o clima, resolvemos descer pelas escadas (onde tinha uma grupo de violão, sax e percussão com franceses charmosos cantando "Desde que o samba é samba)e caminhar até o Montmatre, o bairro, digamos, boêmio da cidade.
Chegar até a principal rua, já foi uma delicia, porque nos perdemos nas ruelas com pubs, cafés e bares, onde certamente os Parisienses deveriam ficar rindo da cara dos turista que buscavam a muvuca...
Mas enfim, foi muito legal.
Caminhamos muuuuito, só curtindo e observando os bares que ofereciam sexo ao vivo, o museu do sexo, as sexshops que mais pareciam lojas de departamentos, até chegarmos no Moulin Rouge. Não entramos, pois o grande barato daquela noite era caminhar e conhecer, mas por fora, eu achei menor do que estava esperando.
O engraçado também, foi cuidar a reação de alguns grupos de pessoas. Os caras, eram abordados por senhores distintos de terno, chamando a gurizada para os shows, e os grupos de mulheres passavam dando risinhos envergonhados, ao se deparar com pênis gigantes de plástico expostos nas vitrine.
Temos uma história ótima de um casal conhecido (eles sabem que são.... hauhauhua), (juro que não somos nós!!) que resolveram desembolsar 20 euros por cabeça pra ver uns dos shows. Entraram, perguntaram o que seria, e as queridas disseram que era tudo que estava no cartaz. Ledo engano, as mocinhas da cidade, fizeram um pole dancing porco, que durou uns 5 minutos no máximo. Eles sairam batendo boca com as "putanas" e ja desconfiados do único telespectador fora eles. Huahuahuahua, e o melhor, a moça falou, depois, claro, que as "coisas do cartaz" sairia por 650 euros se eles quisessem.
Pra encerrar a nossa noite, pegamos um crepe, uma heineken e nos sentamos pra ver Paris (e os tipos mais engraçados) passarem na nossa frente.
Já dizia Hemingway, "Paris é uma festa"

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Comendo na França

Hoje eu vou fazer uma participação especial aqui só pra falar sobre a comida na França.

Sabe, ultimamente, desde que voltamos, eu ando meio sem vontade de comer. De verdade. Eu abro o armário e a geladeira e vejo: pão de sanduíche, queijo fatiado, margarina, coca-cola, pacote de bolachas. Aí eu me lembro de Paris e penso em baguette, croissant, vinho nacional (francês), créme-brulée, café au leit... sério, a quantidade de padarias, confeitarias, açougues, armazéns, fruteiras, casas de queijo, lojas de vinho, restaurantes, é uma coisa absurda em Paris. Só na rua do nosso hotel, pela janela, dava pra ver três padarias/  confeitarias (patisserie, boulangerie) uma em frente a outra. E isso que dobrando a esquina tinha mais. E outra coisa: tudo é delicioso.

Uma noite resolvemos comprar uma pizza tipo pega-comida-no-balcão porque todo o resto tava fechado e era a pizza mais deliciosa que eu já comi na vida. Simplesmente não tem como errar. Agora tenho que me contentar com pacote de pão do supermercado. Vou acabar perdendo uns três quilos só por falta de apetite. Paris estragou a comida pra mim. Quer dizer... estragou a comida fora de Paris pra mim.

O melhor episódio foi quando o Lucas (o único que sabia francês) não estava por perto e eu fiquei de comprar a comida (baguete, queijo, vinho, manteiga). Cada coisa numa loja diferente. Até ai tudo bem. Mas o Moacir e a Mara me pediram pra comprar um queijo que tinha uma casquinha braquinha em volta e era macio por dentro. Cheguei na queijaria e o que eu vejo? 876759 tipos de queijo, todos com uma casquinha branca em volta e macios por dentro. Escolhi um qualquer, olhei bem o nome e mandei ver no meu francês: "Un Troix-de-Biluxtublu, S'il vous plait?" A mulher não entendeu e chamou a colega. Eu disse (em francês) que não falava francês e ela perguntou se eu falava espanhol. Eu disse que não e perguntei se ela falava em inglês. Ela disse claro! E eu pensei "beleza, agora eu tô salvo!". Aí olhei pro nome do queijo e pedi de novo: "one oix-de-Biluxtublu, please". A porcaria do nome do queijo não tem tradução, né? Mas de qualquer jeito, ela entendeu e nós comemos muito bem naquela noite. Também teve o dia em que eu consegui pedir uma porção de arroz e uma de frango pra levar, tudo usando uma mistura de inglês, português, francês e gestos. Paris é uma festa.

Torre Eiffel, Louvre, Palácio do Blilbliblu? Que nada. Me dá um croissant recheado de chocolate ou um crepe e eu não quero mais nada de Paris. Só a comida. Prevejo que a única cura pra isso seja visitar a Itália.

Bernardo

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Disney

Não íamos a Disney, mas na última hora decidimos dar uma folga pro Lorenzo (e para nós também, claro). E foi uma ótima decisão.
A Disney fica na região 5 de Paris, longe do centro, mas chegamos de metro numa boa.
Eles tem 2 parques, e na hora de comprar o ingresso ficamos na maior dúvida, já que tínhamos certeza que não conseguiríamos aproveitar os dois. Mas enfim, acabamos comprando, e passamos metade do dia em um e metade no outro.
No caminho achamos que estariam nós e as moscas, já que o frio estava absurdo, e fevereiro é baixa temporada. HA! que engano... encaramos filas enormes, e conseguimos andar em poucos brinquedos já que a média de espera era 1 hora....
MAs é tudo lindo!!!!!
Lorenzo amou de paixão e todos os dias pede pra voltar.
Nós adoramos! é impressionante como ficamos com 5 anos ao ver os efeitos, personagens, e a magia de tudo.
Seguem algumas fotos, porque obviamente, todas que tirei não caberiam aqui.


Cunhados piratas
A nossa maldição é só ver os castelos da Disney em construção...
quando fomos a Orlando, ele era um bolo de aniversário!!
Devorando o maior pirulito de todos os tempos
Brinquedo do CARROS. Lorenzo quase enfartou!

"olha eu vou lhe mostraaaaarrrr..." tapete do Alladin!
Sully e Didi

Chegamos e damos de cara com Mike

Mesmo com frio de 0 grau o povo todo....
Mil chapéus, mil coisas.... e menos dinheiro


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Paris!!

Chegamos em Paris no dia 09/02 e voltamos dia 14/02, sim, bem no Valentine's Day!! Tinhamos esquecido quando compramos a passagem, e acabamos não passando o dia dos namorados em Paris, mas tudo bem. Comemoramos aqui em casa com um vinho francês que trouxemos de lá.
AInda vou esrever vários posts mais específicos, mas Paris é linda, claro.
Mas definitivamente não é uma cidade para criança. As pessoas olham feio, e não tem a menor vergonha de mostrar o desgosto de ver uma criança em plena torre Eiffel, mas....
Nós conseguimos aproveitar pois fomos com babá particular (conhecida como avós).
Mas o grande lance para o Lo, foi a Disney!! NO final do dia, sentado comendo um cachorro quente, ele disse: eu queria tanto arrumar alguém pra morar comigo aqui! huahuahuahu
Resolvemos encarar, e passamos o domingo dentro de um desenho animado, estava muito legal, fora o frio congelante.
Vou colocar umas fotos pra matar a curiosidade e depois vou postando coisas mais específicas.
Daqui uns dias teremos um convidado especial que vai escrever sobre a comida de Paris... adivinhem quem é??












terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

"Fundamental é mesmo o amor..."

Cha com picanha temporariamente desativado.
Estou curtindo meus pais, minha irmã e meu cunhado!
VOlto depois cheia de novidades.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

As paixões que ensinamos aos filhos


Eu adoro perceber no Lorenzo os nossos traços.
Os olhos e o cabelo do Bernardo, o nariz e a mancha nas costas iguais aos meus.
Mas o mais lindo é ver que ele herda também as nossas paixões.
E não são coisas que necessariamente ensinamos, mas coisas que ele percebe que de alguma maneira nos mobiliza, e começa se interessando e termina adorando também.
Os livros, acho que foram a primeira.
Ele desde bebe passa horas intertido com eles. Primeiro aqueles de morder, depois os que saltavam as figuras, com sons... e agora qualquer um. Tem dias que passamos mais de hora com ele no colo, lendo e relendo as coisas.
Estamos numa fase da Turma da Mônica. Já no Brasil, ele tinha algumas revistinhas que era nossas, depois compramos algumas... e agora pouco a vovó Raquel mandou outras. E ele vai curtindo, e dando gargalhada com os personagens que a gente já sorri a tempos....
O vídeo game, herdou completamente do pai.
Gosta não só de jogar, como ver os trailers dos jogos (!!!!!), acha graça quando reconhece um personagem ("Olha o Mario!!) e curte ir na loja com o pai só pra ficar olhando as capas.
E da minha parte, ele herdou o interesse pela fotografia!
Tinha 2 anos e não podia ver a câmera dando sopa, que ia lá e fotografava tudo que via pela frente. Os pés, a Lua, o sofá, a Tata no banheiro.... kkakkk. SIm, teve uma vez que cheguei em casa, peguei a camera, e tinha lá umas 50 fotos dele, inclusive da Tata sentada no vazo!!
Ele adora!
Revelei algumas fotos esses tempos (coisa que não fazia a uns 2 anos), e ele adorou. Escolheu 3 dele pra colocar em quadros, e quase todo dia pega o álbum e fica olhando.
Mas o grande lance do momento, é o computador novo.
Ele veio com um programa que tira fotos direto com vários feitos. E como tem a câmera embutida, fica perfeito pra altura dele. Então todo santo dia, ele senta aqui e fica fazendo mil poses e tirando fotos.
E tem que ver ele organizando a coisa!!!! faz pose, decide o melhor ângulo, e depois quer mostrar pra todo mundo, super orgulhoso.
Nosso trabalho como pais é esse: despertar ele para as coisas que estão por aí. Mostrando o que a gente gosta, explicando que existem outras, e assim ele vai descobrindo e encontrando suas próprias paixões.
Segue as ideias do nosso pequeno fotógrafo.








quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Feliz Ano do Coelho!


Essa semana o Lo trabalhou na escola o ano novo chinês.
A sala ficou toda enfeitada, pediram para as crianças irem de vermelho, e cada dia ele veio contando o que faziam. Livro do dragão, cores e tudo mais.
Hoje fui leva-lo na escola e foi direto brincar na "cozinha" da sala dele. Onde estava cheia de louças de brinquedo chinesas, e pratinhos cheios de lã como se fosse macarrão.
Ele na hora: mamãe, senta que eu vou fazer a tua massinha, pra ti comer comer com palitihos, que é como se faz na China!!!!!!!!!! Fiquei com a boca aberta, pelo entendimento que ele teve do negócio!!!
Mais sobre o ano do coelho:

A CRIANÇA DO COELHO

Uma criança nascida no ano do coelho terá uma doce disposição. Uniforme, moderado e obediente, será sensível às recomendações dos pais e agirá de acordo com isso. Pode ou não ser falador, mas não será malcriado ou ofensivo. Pode sentar-se e ficar quieto e concentrado com um brinquedo ou jogo. Geralmente é um dorminhoco e sofre muito quando está doente. Será fácil de disciplinar e não terá dificuldade na escola. Aprende bem e com facilidade as suas lições. Mas embora tenha boas maneiras, isso não significa que não argumentará quando precisar de reforçar as suas ideias. Pode agarrar ambos os lados de uma pergunta rapidamente e debatê-los nesse momento com inteligência.

Às vezes, será difícil decifrar os seus pensamentos ou acções. Perito em mascarar os seus sentimentos, o coelho dirá somente aquilo que sabe que irá agradar e manobrará assim a maneira de pensar dos outros sem estes darem por isso. Poderá afastar-se de forma a proteger as suas possessões. Notavelmente observador, pode calcular as suas possibilidades para alcançar um fim. Em vez de resistir directamente às regras, o subtil coelho planejará com cuidado a forma de as contornar. Este educado e pequeno anjo irá negociar sempre por um negócio melhor.

Pode reagir a uma reprimenda de forma filosoficamente indiferente. Esperando pela reacção de uma forma calma, o coelho partirá pacientemente outra vez do quadrado número um do tabuleiro de xadrez. Útil em casa, conformando-se na escola e bem ajustado ao ambiente, esta criança saberá lidar com as pessoas e dar a volta aos problemas. Será bem aceite por todos.

Fica a dica: quem quiser mais filhos, esse é um bom ano!!
Sempre lembrando, o coelho é sinônimo de fertilidade ne???

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Caixa de brinquedo (literalmente)

Lorenzo tem milhões de brinquedos. Depois do Natal então, parecemos a loja gigante! Tanto que fiz uma seleção e guardei uns antigos pra ir fazendo um revezamento.
Mas dia desse, ele vendo um desenho, soltou: a gente bem que podia ter uma caixa pra brincar né??
E dito e feito. Compramos o computador e a caixa gigante de papelão ocupa um bom pedaço da nossa sala.
E obviamente, no momento é o brinquedo preferido
Ele e o Bernardo desenharam, fizeram botões e mil coisas, assim ela é: robo gigante, avião, espaçonave, carro de corrida, e o que mais a imaginação permitir. O isopor de dentro (também devidamente desenhado) são as nossas bolas de fogo para atacar os monstros que insistem em vir pra nossa casa.

É engraçado, pois isso só confirma o que todos os pais do mundo já sabem: a gente gasta muito com os brinquedos dos filhos, mas em algum momento eles SEMPRE vão gostar mais do embrulho do que do conteúdo, não tem jeito.... e a gente continua insistindo nos brinquedos....

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Freud


Se Freud estivesse aqui em casa, nos espiando por entre a janela, estaria a essa altura dando risada e confirmando como sua teoria estava certa.
Lorenzo esta totalmente na fase: amo meu pai, mas ele é um oponente.
Hoje de manhã, veio pra nossa cama, e nas palavras dele: jogou o pai no lixo, depois juntou, colocou na panela, bateu bateu bateu, colocou no fogo pra queimar e depois comeu!!!

Tudo isso, bem abraçado na mamãe.

Desculpa gente, mas não teve como não rir.