segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween!

Então é 31 de outubro.
Ano passado, participamos do Halloween mas ficamos meio decepcionados porque poucas pessoas realmente foram as ruas.
Esse ano já estávamos meio preparados, e perguntamos se o Lo queria participar. Claro que ele disse que sim, pois lembrava muito bem dos doces que havia ganho.
Ontem fizemos uma pumpkin bem "braba" como queria o Lorenzo, e a diversão começou.
Hoje ficou na escola esperando pela saída a noite.
As 17hs, noite fechada no céu (oh dear) ele e o papai saíram para fazer " trick or treating". Voltou feliz da vida, pois encontrou um dos melhores amigos da escola, e fizeram juntos a bagunça. Bateram na porta das pessoas e voltaram com seus caldeirões cheios de balas e doces.
A política aqui é: quem quer participar da festa coloca do lado de fora da casa alguma coisa: fantasma, balões, pumpkins, e por aí vai.... quem não quer coloca bilhete!!!! Sim, os ingleses muito educados se dão ao trabalho de fazer cartazes e colar nas janelas, desejando Happy Halloween, mas dizendo que não querem ninguém batendo na porta!!
Tudo certo, criança feliz e com a glicose no sangue lá em cima.
Agora não me perguntem a hora que ele vai dormir, porque até meia hora atrás estava comendo chocolate e andando em círculos pela casa :)






domingo, 30 de outubro de 2011

Half Term!

Lorenzo esteve de férias nessa semana que passou.
Amanha volto com atualizações e novidades do halloween!!

sábado, 22 de outubro de 2011

Quarto

Como os dois filhotes ficarão no mesmo quarto, queríamos colocar uma coisinha diferente pra cada um, mas em casa de aluguel (e da universidade!) é sempre aquela função de pintar parede, depois ter que pintar de volta e tudo mais...
Pesquisei um pouco e achei uma boa ideia os adesivos de parede. Fácil de aplicar, fácil de tirar, e tem cada coisa muuuuito linda.
Compramos na quinta, entregaram hoje, e já estão devidamente instalados para a alegria do Lorenzo que curtiu seu mundo por de mais!!!
Hoje falando com a vovó Mara pelo skype, ela contou que ia pra praia. Ele saiu correndo e foi ver na parede se no Brasil tinha mar. Voltou contando pra ela que tinha, e com golfinhos.
O mapa veio todo "desmontado" então tiramos cada continente e íamos montando. Não tem todos os países, mas tem a maioria, e cada um vem identificado com um desenho, exemplo: EUA, estátua de liberdade, França, torre Eiffel ... e olhem bem e adivinhem o que tem no Brasil????Vem também com várias figuras avulsas: peixes, balão, golfinhos, baleias, avião.. ele foi colocando onde achava que cada um deveria ficar (o avião ficou chegando na Inglaterra, ufaaaa!).
Mostramos pra ele onde morávamos, onde moramos agora, onde nasceram alguns dos nossos amigos (Canadá, Espanha, Peru,Indonésia, Portugal) e ele reconheceu Paris pela torre.
Olhando assim fica tudo mais perto, muito legal.
Para Alice escolhemos uma árvore bem mimosa, a cerejeira, que o papai adora, e ficou linda na parede do berço.
Aos poucos vamos "enfeitando" o quarto deles pra deixar tudo bem aconchegante. (e porque não, estimulá-los a dormir muuuuuuuuito... sonha mamãe, sonha....)







quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Alice bilingue!

O dilema portugês/inglês para o Lorenzo, já é passado.
Ele não demonstra mais dificuldades no inglês, e começou a ler várias palavras nessa língua.
O interessante agora é que li uma matéria sobre recém nascidos expostos a 2 línguas... segue para vocês verem que legal.

Bilinguismo e o período pré-natal

Acredito que a maioria das mães e gestantes leitoras deste blog estejam cansadas de saber queos bebês escutam e reagem aos sons a que são expostos durante a gravidez.

Mas um estudo recente demonstrou que bebês nascidos de mães bilíngues (que falam dois idiomas regularmente durante a gravidez) apresentam preferências linguísticas diferentes de crianças nascidas de mães que falam apenas um idioma durante a gravidez.

De acordo com a pesquisa publicada por Krista Byers-Heinlein e Janet F. Werker, da University of British Columbia, no Canadá, e Tracey Burns, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, quando uma criança nasce ela já pode ter dado os primeiros passos para o desenvolvimento do bilinguismo.

Quando testados em sua preferência pelo inglês versus o tagalo (uma língua falada nas Filipinas), recém-nascidos cujas mães só falavam inglês durante a gravidez apresentaram uma preferência forte pelo inglês. Em contrapartida, os recém-nascidos cujas mães falavam inglês e tagalo regularmente durante a gravidez mostraram preferência igual por ambas as línguas. Um grupo de recém-nascidos cujas mães tinham falado chinês e inglês mostraram um padrão intermediário de preferência pelo tagalo. A preferência dos recém-nascidos em relação aos idiomas foi medida com o uso de um procedimento conhecido como sucção de alta amplitude, que mede o interesse da criança frente a um estímulo.

O resultado da pesquisa indica que a exposição a mais de uma língua antes mesmo do nascimento pode afetar o interesse e o desempenho de uma criança em relação a esses idiomas, o que facilitaria o aprendizado de cada um deles, e que as crianças recém-nascidas já têm capacidade de diferenciar as línguas, o que ajuda a separá-las durante sua aprendizagem e evita confusão.

As pesquisadoras observaram que recém-nascidos monolíngues têm preferência por sua única língua nativa e dirigem sua atenção somente para ela, enquanto que os recém-nascidos bilíngues se interessam pelas duas línguas, o que ajuda a garantir a atenção, e, portanto, o aprendizado de cada uma das línguas.

As conclusões do estudo canadense demonstram que as raízes do bilinguismo são mais profundas do que se imaginava, incluindo até mesmo o período pré-natal, o que confirma querealmente nunca é cedo demais para começar a ensinar mais de uma língua para uma criança.


deste blog: http://filhos-bilingues.blogspot.com/

domingo, 16 de outubro de 2011

Outono no parque

Temperatura deu uma subidinha, uns 15 graus (não se enganem com o a roupa do Bernardo, ele tava morrendo de frio).
Delicia de dia.













quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Seguindo com as experiencias inglesas...

                                                        foto do google imagens, não minha :(


Hoje foi a vez de participar da festa da colheita e chegada do outono na escola do Lorenzo.
Faz algumas semanas ele tem cantado uma músicas sobre frutas e legumes (!!!!), e na semana passada recebemos correspondência da esola pedindo doação de frutas e legumes para a festa.
Hoje levamos nossas bananas e cebolas, ele foi pra aula e fiquei esperando no salao da escola. Nós realmente não tínhamos associado as musicas dele com a festa, ate que pensei: será que as criancas irão participar?
Duvida sanada quando as turmas começam a entar, e sentam super silenciosos no chão do salão. Quando digo super silenciosos vocês não tem noção!!!! Acostumados com o jeito brasileiro de ser, não da pra acreditar que tinha 6 turmas de crianca entre 4 e 6 anos por ali. Com direito a "good morning mrs (diretora) good morning everyone"
A turma dele entra e na hora ele comeca a me procurar. Agora, pausa para uma reflexao materna.
Quando decidimos vir pra, e a decisão de eu não trabahar (lembrando, a bolsa nao me permite trabalhar) uma das coisas que eu decidi foi: agora vou ser uma mãe daquelas!!! Gosto de arrumar as coisas dele da escola ( e são tantas) de busca-lo e voltarmos convsersando com calma, sem precisar me preocupar com o transito, mas principalmente gosto muito de poder fazer essas coisas, de estar na festa da colheita as 09:20 de uma quinta feira, e ver os olhos procurando e encontrando alguém conhecido na plateia. Coisa que certamente eu não poderia fazer se estivesse trabalhando.
Ele cantou, super animado, assistiu as outras crianças bem quieto, e toda hora virava pra me abanar e mandar beijinhos.
É aquilo, como ja falei antes, os ingleses são super regidos pelo clima/temperatura, então nada mais justo do que agradecer e homenagear o verão e as boas colheitas, e dar as boas vindas ao outono e suas folhas dançantes.
Crianças feliz com sua apresentação, mãe feliz por poder participar.

PS: por motivos óbvios (ingleses) não tirei fotos, sabe como é...

domingo, 9 de outubro de 2011

E a ficha caiu....

Faz alguns dias que percebemos que o Lorenzo anda um pouco mais sensível.
Chora por coisas pequenas, não quer ser contrariado de jeito nenhum, começou a acordar muitas vezes a noite e por aí vai...
Até que começou a escapar um xixi aqui, outro ali e percebemos que deve ser a tal regressão que se tanto se fala quando as crianças ganham irmãos...
Eu sinceramente achei que aconteceria só quando ela nascesse, mas como o Ber falou, ela ta meio por aqui.
Em nenhum momento ele falou alguma coisa negativa da irmã. Tipo, não quero irmão, ou onde ela vai morar (kkkk), pelo contrário, curte tanto a ideia que as vezes chora quando digo que ainda vai demorar pra ela nascer (no tempo dele, porque no nosso é quase amanha!!!!)
Fala das coisas que quer fazer com ela, que vai pegar ela no colo, cantar, contar história, dar muitos cheiros e fazer cócegas. Pede pra olhar as roupas dela e passa o dia em função da barriga.
Ontem pela primeira vez sentiu ela mexer, e foi lindo. A cara que ele fez quando sentiu o chute na mão, foi maravilhosa, abriu um sorriso enorme e depois colocou o rosto pra ver se ela "falava alguma coisa". E mesmo com tanta expectativa, claro que não sabe muito bem como lidar com tudo.
Na verdade nem nós sabemos como será.
Estamos com doses extra de paciência, tocamos no assunto Alice só quando ele fala, e tentamos contextualizar aos poucos as diferenças que achamos que ela trará na vida dele. Espero que seja uma fase, que passe antes dela nascer, porque tenho certeza que assim que ela estiver aqui "ao vivo" a fase será outra....

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs


1955-2011


Aqui em casa temos tantos Apples quanto pessoas. Sim, contando a Alice.
Fiquei realmente tocada com a notícia. Ele já estava doente a muito tempo, mas mesmo assim o choque fica.
Não se pode dizer que não morreu com o dever comprido.... ainda bem.

domingo, 2 de outubro de 2011

Tudo junto misturado

Vários assuntos:

1. confirmando o post desses dias, Lorenzo não vai demorar NADA pra ler. Passa o dia assim: s s s s s s s s e fazendo com a mão a letra e termina com: snake. Ou a a a a a a a a a e fazendo a formiga subindo no braço pra dizer: ant, e por aí vai. A alfabetização aqui acontece pelos fonemas, e não sei se ensinam na "ordem" alfabética ou o que, porque até agora ele fala do T S e A. escreve as letras e fica "treinando" o dia todo, uma graça!!
2. estamos no outubro mais quente da história da Inglaterra, ou seja, quase 30 graus todos os dias!!! parece até mentira, porque ano passado quando chegamos era frio e chuva eterna. Hoje fomos no parque e Lorenzo ficou pescando com o novo amigo com água quase tapando as coxas. Momento quase desastre: eu conversando dentro da água com o Bernardo e ele numa parte do rio pescando onde tinha um degrau mais fundo, eu me viro pra falar com ele, e Alice espaçosa esbarra nas costas do irmão e se não fosse a super agilidade do papai, Lorenzo teria caído de cara na água gelada!!!! mas assim, ele chegou quase a molhar o cabelo de tão perto que ficou. Ufa!
3. temos novos amigos. eeeeeeeeeeeeeee. Fomos no parque e depois almoçar na casa de uma família "meio"brasileira. Ela inglesa, ele brasileiro, 2 meninos que entendem português mas só falam em inglês, uma delícia. Com outro brasileiro que apareceu com a filha e a amiga inglesa/brasileira/italiana da filha, foi uma salada de frutas! Muito legal, as crianças todas entendiam português 100% mas só 2 falavam português com sotaque (menos o Lorenzo). Mas quando estavam só entre elas só falavam em inglês (inclusive o Lorenzo). Uma mistura de culturas, regada a churrasco (que foi das 2 as 7!) e cerveja (para quem não estava grávida, claro).
Lorenzo adorou, brincou e comeu muuuito salsichão e não queria ir embora, óbvio.
4. aproveitando o verão totalmente fora de época comecei a lavar as roupas da Alice para ficarem com cheirinho de roupa seca ao sol (já que quando o veranico acabar, meus amigos... a coisa vai ficar feia). E conclusão: ela nem nasceu ainda, mas como menina que é, já tem 3 vezes mais roupa que o irmão. Agora resta passar e guardar aos poucos... isso que só lavei as coisas RN e P!!

Boa semana a todos!