quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A arte de criar, e de não ser igual a todo mundo...

Hoje eu e o Lo aproveitamos o dia lindo (e quente) e fomos fazer uma atividade do Sainsbury Center, o museu da universidade, que tinha uma programacao para as criancas que estavam no Half Term (essas ferias).
O museu está com uma exposição africana, e a atividade era a costrução de uma das máscaras da exposição. A funcionária nos orientou a ver a máscara para saber como reproduzi-la. E lá fomos nós. Olhamos, conversamos (o Lo achou assustadora...) e sentamos os dois na mesa. Pega a folha, recorta, pega os lápis e tal... e dai ele que adora furador de papel, decidiu furar toda a lateral em volta da máscara. Começamos nosso projeto e a funcionária veio me dizer que pra colar a cordinha pra segurar no rosto (como máscara mesmo) não precisava furar tudo. Eu expliquei ele decidiu fazer assim, e tudo bem por mim. E ela ali, nos olhando. VOlta e meia perguntava se precisávamos de ajuda. Eu olhei em volta e todas as crianças e pais, fazendo a reprodução da máscara, super bonita, e nós ali, furando...como nesse sentindo sou meio riponga, não me importei e segui o que ele queria fazer.
Quando os furos terminaram, peguei a lã disponível e eu e o Lo começamos a passar por todos os buracos, fazendo tipo uma moldura da máscara. Quando terminamos a orientadora veio até nós. Eu pensei, pronto, vai nos expulsar por estar "difamando" a máscara africana. E minha supresa foi: ela se enlouqueceu e AMOU nossa obra!! Disse que ficou lindo, de uma criatividade maravilhosa, que ninguém tinha pensado naquilo antes (nota: a idéia foi do Lorenzo!!!!!!), e toda hora vinha pegar a nossa pra demonstrar para os outros pais. Depois veio até nós toda sem jeito e pediu para fazermos outra, assim não precisava nos "atrapalhar" pedindo para mostrar aos outros. Na hora de ir embora, eu falei pra deixar ali uma das máscaras, mas ela disse que nào, que a idéia foi nossa e era para levarmos. Entreguei pro LO que foi todo orgulhoso segurando as duas, enquanto as outras crianças copiavam a idéia dele.
Como é interessante isso tudo. Aqui, a cultura do museu e da arte é muito forte. Todas as crianças crescem dentro de museus e obras. Os pais levam tanto a museus quanto a pracinhas, mas não sei quanto a liberdade de criar. Como por aqui tudo é tão antigo, tão tradicional,tão importante, talvez as coisas mais "leves" tendem a ser não valorizadas. 
Eu como brasileira me sinto mais livre nesse sentindo. Talvez por não ter tido uma educação tão formal quanto as crianças daqui, podemos ousar mais sem ter medo de ser "errado" ou "não compreendido", e ser diferente no final das contas, só acrescenta.
Agora segue o desafio de manter aceso no Lorenzo, na terra do chá, da rainha e dos castelos de milhoes de anos, o velho jeitinho brasileiro.

                             O menino mais lindo e criativo da inglaterra.
                          
                                   
                                         Com a mamãe mais riponga inglesa

7 comentários:

  1. Mas ahhhhhhh
    Esse é o gurizinho!
    Beijooo
    Pri

    ResponderExcluir
  2. kd a foto da mascara?!?!?
    fiquei curiosa...
    Parabéns Lorenzo!

    ResponderExcluir
  3. Viva a profanação criativa!!
    Mostre as fotos da máscara.. tb fiquei curioso.rs

    ResponderExcluir
  4. Que bom ver voces assim, lindos, felizes.... e criativos (tudo igual a vovó).

    amo voces.

    bjinhos com muuuuiiita saudade.

    maezinha de souza

    ResponderExcluir
  5. Criatividade é com a gente mesmo! Dá-lhe gauchada!

    Beijão...

    Paizinho de Souza (assim não brinco mais!)

    ResponderExcluir
  6. ou vocês estãos mais lindos ainda, ou eu estou com muita saudade.. Ahhh, ou a máquina é muito boa. ehehehe

    Quero ver a máscara!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. 'E a foto mais bonita de todas tb.

    Ber

    ResponderExcluir