domingo, 31 de outubro de 2010

In Loco





Sempre nas atividades sociais inglesas, eu me sinto uma antropóloga estudando o objeto "in loco", no seu habitat natural. Ontem tivemos muitas experiências inglesas.
A primeira, pela manha, fomos no parque e tinha dois meninos "pescando"com uma.. (aqueles tipo de pegar borboleta) e nos disseram que pegavam peixinhos pequenos para esses pescarem peixes grandes.Enfim, nos passaram o maior papo de pescador, e ficamos um tempão vendo os dois pescarem. E o Lo realizado, olhando o guri dentro do lago.... e tudo isso, atras da nossa casa.
A tarde, tivemos nosso primeiro aniversário infantil inglês. A princípio, nada muito diferente. Era em um restaurante que tinha uma área infantil, tipos dos mcs da vida.
Mas tudo ja começou no convite. Entregue mais de 1 mês antes, que pedia a confirmação da presença, e do que o convidado iria comer.Vinha com listinha que a gente marca e devolve. Ok, nada de mais até então. Depois a hora do aniver foi uma questão a parte, marcava assim: 12,5 até 2:15. Que horas é isso? 12:30 ou 12:50?v enfim, chegamos a 13, pra não ter dúvida. Como não sabíamos se o convite era extensivo pra nós, perguntamos pra mãe dele um dia antes, e ela falou que não. kkkkk Não, ela falou que era pra deixar ele e pegar depois, mas que se ele não ficasse sozinho, um de nós poderia ficar. Como não me sinto confortável em deixar ele com pessoas que não conheço, fomos preparadoas pra ficar. Chegamos lá uma caixa enorme de presente, entregamos pra ele que ficou todo surpreso, e o Lo foi brincar. Como era um restaurante,pegamos uma mesa do lado da área infantil, pedimos uma água e ficamos por ali. O Lo ia, voltava, nós entrávamos, tudo certo. Vem o lanche, naquelas caixinhas, com o nome do convidado, eles comem e depois o parabéns, com um bolo pequenino. Lo ficou meio chocado, pois ninguém bate palma, só canta e no final diz eeeeeeeeee. Mas tudo bem. Depois do parabéns, vem a sobremesa (sorvete) e a mãe no aniversariante entrega a lembrancinha, dando a deixa pra hora de ir embora. Na sacola da lembrancinha, mais uma surpresa: um pedaço do bolo enrolado em guardanapo!!! kkkkk
Mas assim, eu devo parecer uma louca, mas fico olhando e prestando atenção em tudo. E uma constatação que fizmos: só nós levamos presente!! alguém sabe se é assim mesmo? ficamos falando que não vimos ninguém com presente na mão, e talvez por isso a cara de espanto do pequeno. kkkkkk
Eu falei pro Ber, que percebo muito como a individualidade inglesa rege muito o comportamento das pessoas com todas as coisas. Nós somos envolvidos com família, pessoas, e acho que o brasileiro tem muito o sentimento de coletividade. A gente faz tudo pensando em como aquilo trará consequencias para as pessoas, para a família, para a sociedade. ATé nas pequenas coisas. (no dia que chegamos em norwich, na descida o trem tinha uma velinha com uma mala enorme, e o Ber deu a mão pra ele descer no trem, ela quase teve um troço de tanto que agradeceu, porque ninguém tinha feito nada). e ali na festa, era assim: cada um cuidando da sua criança, e se tinha uma briga entre elas, as mães não tem o menor constrangimento de botar a boca no filho alheio. kkkkk imagina se eu faria isso!!!
Mas enfim, foi muito legal fazer parte da festa, e ficamos muito felizes pelo convite. O Lo disse que ele (o inglesinho aniversariante) é o melhor amigo dele.

3 comentários:

  1. A diferença, como diria Sérgio Buarque de Hollanda, é que somos homens cordiais...demais.

    ResponderExcluir
  2. legal guriaaaaaaa
    depois vc coloca um post tipo dicas pra quem for morar na inglaterra

    ResponderExcluir
  3. mas o legal é justamente isso. imagina se fosse tudo igual?
    Bom mesmo será no aniver do lo, todo mundo cantando e gritando "é big, é big..." (pra isso voces terão que treinar os inglesinhos um mes antes) hehe.Aposto que eles vão adorar a festa, com muito "canudinho, risoles (da tania) e bolo de brigadeiro bem molhadinho" hummmmm. isso que é festa.

    ResponderExcluir