sábado, 7 de maio de 2011

NHS

National Health Service, é o SUS inglês, por assim dizer.
A questão é complexa, muito complexa, mas achei interessante colocar aqui como funciona.
Assim que chegamos, achamos lindo.
Nos "inscrevemos" com uma GP, que é uma clínica geral, a médica responsável por nós 3. Chegamos lá, fomos atendidos, ela fez um histórico de nós 3, e ja saímos, eu com hora marcada pra clínica da asma, e o Lo com algumas vacinas. Tudo com horário marcado, atendimento quase sem atraso, uma beleza.
Uma coisa que é muito legal são as medicações: a gente só paga o valor da receita, que é básico pra tudo, 7,40£. Então se o remédio custa 100£, só pagamos 7,40£. Método contraceptivos são de graça, seja camisinha ou DIU.
Mas daí começamos a precisar de uns atendimentos....
O primeiro foi que machuquei o pé (óbvio) e resolvi ir na clínica porque disseram que tinham trauma. Chega lá, emergência só com enfermagem. Ok, aperta daqui, aperta dali e o diagnóstico: acho que não quebrou, mas é bom fazer raio X. Certo digo eu, vamos lá: ahhhhh mas aqui não fazemos exames, só no hospital, e a fila de espera é 5 horas. Hm... digo eu, acho que não quebrou mesmo, vou pra casa...
Essa clínica que somos registrados, é da universidade, e como essa tem várias pela cidade dependendo da região, como um posto de saúde, mas eles não tem absolutamente NENHUM equipamento de exames. Pensem em um clínica que atende trauma e não tem raio X pra terem uma ideia....
Nossa amiga precisou levar a filha com febre de 39 graus 3 vezes na clínica, pois em todas as vezes eles nem examinaram a criatura, dizendo que era um resfriado. Na 3 vez, depois de 2 semanas com a menina não dormindo e com febrão, colocarão uma pressão e medicaram ela. NOTA: um médico qualquer, pois aqui não vemos especialista NUNCA.
Nem sei o quanto sou agradecida pelo Lorenzo não ter tido nada desde que chegamos, pois pediatra aqui é artigo de luxo, as crianças só são encaminhadas se tem alguma séria, e para isso, é no hospital.
Outras coisas que nem vou comentar, só nos fizeram ver o quanto pagávamos barato pelo unimed,e o quanto sentimos saudade da pediatra do Lo que tinha o cuidado de não colocar crianças doentes juntas pra não se contaminarem (saudade mil Carmen!!!), e do meu querido médico que me encaixava em qualquer dia, qualquer hora e que aguentava minhas pirações de mãe de primeira viagem sempre com muito carinho e paciência...

Nem tudo são flores da terra da Rainha...


7 comentários:

  1. /compartilho!! Em Portugal tb guria, achei lindo e depois percebi essas coisas tb, por lá as pessoal ja estão começando os tais planos de saude como os nossos, será q a proxima coisa na inglaterra é unimed?

    ResponderExcluir
  2. Se for vou pagar Dani!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nem tudo é perfeito. Hehehe. Manda um recado para Rainha (via facebook) pedindo um convênio com a unimed. hehehe
    Bjinhos
    Saudades

    ResponderExcluir
  4. Dnovo, comentei com o login do lucas. ehehe
    Beijos. RE!

    ResponderExcluir
  5. Pois é. Mas como sou otimista, e vejo sempre o lado bom das coisas, aproveitem pra curtir o que tem de bom aí, e deixa o resto de lado. Penso que pra alguma coisa esse sistema aí deve servir, senão, não chamariam de "primeiro mundo". Acho que aqui exageramos um pouco da dose de "médicos". Como temos planos de saúde, qualquer unha encravada vale um exame né?
    Outro lado bom, é que aí voces não vão ficar doentes.
    Aproveitem as coisas boas.
    bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Na espanha é igual: mal te encostam. Tá explicado pq a amiga da minha irmã que mora há anos aí vem todos os anos com a crianças e fazem checkup geral e vão em todos os especialistas do mundo.

    ResponderExcluir
  7. Nossa Dani, muito igual ao Canadá! Até hoje nao temos médico de família e quando tive que ir no hospital pq cai na neve foi bem traumático! Me mandaram pra casa sem saber se eu tinha quebrado o braço ou não! Bizarro! Mas pelo menos tinha raio x! rs rs

    ResponderExcluir