sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Pré - natal

Lorenzo desenhando na Alice

Muita gente me pergunta como funciona o pré-natal por essas bandas, e achei que estava na hora de falar um pouco sobre isso.
Pra começo de conversa, gravidez não é (nem de perto) sinônimo de doença.
A primeira consulta só acontece depois das 10 semanas de gestação. Antes disso eles nem marcam, já que (como sabemos) as chances de perda ainda são grandes, e não há quase nada que se possa fazer a respeito.
A primeira consulta é feita com a midwife que irá te acompanhar durante toda a gravidez. Midwife são "parteiras com formação" já que são obstetrizes, tipo uma enfermeira obstetra, que só trabalha com gestantes. Elas possuem uma longa formação, e são as mais adequadas a cuidarem das grávidas por aqui. Se a gravidez correr sem problema, a gestante nunca vê um médico propriamente dito, já que o parto também é feito por elas.
Nessa consulta, ela preenche toda a papelada: histórico anterior, histórico familiar, e intenções da paciente quanto ao parto e a amamentação, já que amamentar por esses lados é incomun, na primeira consulta, conforme a resposta da paciente, ela já encaminha para um lado ou outro. O parto também é discutido, já que pela NHS (SUS daqui) a mulher pode optar por ter parto em casa.
Eles partem do princípio que hospital é pra doença, e não pra nascimento, e uma mulher com uma gravidez normal, sem riscos, pode parir no conforto do seu lar, com a midwife disponível pra ela DE GRAÇA. A única coisa é ter um ambiente com espaço e limpo para o bebê chegar.
Como tive uma cesárea prévia, elas disseram que o ideal seria ter parto no hospital, mas que se eu quisesse poderia sem problemas ficar em casa. Faremos no hospital.
Recebemos também uma pasta com várias informações a respeito dos meses seguintes, entre elas, uma folha explicando quantas consultas/exames teremos e em quais semanas elas acontecerão.
Uma coisa interessante é: o programa é diferente se for a primeira ou segunda/terceira/quarta/décima gestação. (olha o meu aí)
Eu até agora, com 27 semanas de gravidez, tive só 2 consultas: uma com 10 semanas e outra com 16. Sim, fazem, quase 12 semanas (3 meses) que não tenho consulta. Outra curiosidade: nunca fui examinada pela midwife. Com 16 semanas ela ouviu o coração da nenê, e mediu a pressão, perguntou como eu estava e pronto. Não foram nem 5 minutos de consulta.
Agora vou dizer, to gostando desse esquema.
Se fosse o primeiro filho, provavelmente estaria careca e com gastrite de tanta preocupação, mas agora, vejo realmente que não tem porque ser diferente. Sinto Alice mexer toda hora, estou me sentindo super bem, e o velho "não mexe em quem ta quieto" funciona muito bem nesses casos. Minha próxima consulta será na semana que vem, com 28 semanas, onde, segundo o guia, tenho exame de urina e provavelmente de glicose.
Depois das 28, com 34 , 36, 38... e até o bebê nascer as consultas passam a ser de 2/2 semanas. E olhem só: aqui uma gravidez chega tranquilamente as 42 semanas, ou 40+13 como dizem, e partem para indução, e não para cesárea.
A cesárea aqui, aliás, é um bicho de sete cabeças, TODAS as mulheres morrem de medo de fazer uma. E não existe a tal cesárea eletiva. Simplesmente, a mulher não pode e não quer, chegar pra midwife e dizer: tenho medo do parto, quero uma cesárea. As poucas que conheci que passara pelo procedimento, fizeram de emergência, ou seja, entraram em trabalho de parto e por algum motivo não deu, então partiram pra cesárea. Eu, com uma cesárea anterior, fui marcada para conversar com a obstetra no hospital para ela me convencer a fazer parto natural. A consulta durou 30 segundos, já que quero muito o parto natural.
Outra coisa: o parto aqui, é parto natural. No Brasil, sei que paga-se um absurdo para "tentar" um parto natural, aqui é só chamado de parto. Todas as midwifes desencorajam a peridural, dizendo que não se sabe os reais malefícios para o bebê, e que se sabe que a anestesia pode sim acarretar em mais intervenções para a mulher e bebê. Elas tem disponível gás e oxigênio para usar durante o trabalho de parto, e só aplicam a anestesia se a mulher requisitar e precisar.
Acho todo o processo muito legal. Primeiro porque a mulher é a protagonista da coisa toda, não existe aqui do "médico que fez o parto da fulana" quem faz o parto da fulana é ela mesma. E como tudo aqui, o "se você quiser" é o mais importante. Eles podem indicar, mas nunca, em hipótese alguma vão questionar se você não quiser.
Por isso, o plano de parto é tão importante. Nele a mulher descreve todos os procedimentos que gostaria e não gostaria de passar. Não é um contrato, claro, porque é impossível prever um parto, mas é uma segurança a mais para a criatura que está ali naquela situação um tanto dolorida, não ter que ficar justificando e explicando o porque de querer ou não aquilo. No plano de parto aparecem coisas como: intenção ou não de anestesia, quem vai acompanhar o parto, se quer pegar e amamentar o bebê logo em seguida, se quer esperar o cordão parar de pulsar antes de cortar, se quer ir pra casa o quanto antes, se quer usar bola de parto, chuveiro, banheira e outro ítens.
Ontem eu e o Bernardo fizemos "reunião plano de parto" e conversamos sobre o que eu queria. Escrevemos e vou levar para discutir na semana que vem com minha midwife. Coloquei as coisas mais importantes para mim, mas com a consciência de que as coisas podem não sair como planejei.
Recebi um folha sobre VBAC (vaginal birth after cesarea) e lá dizia que o ideal seria que eu fosse para o hospital assim que entrasse em trabalho de parto, e quem também seria bom monitorar o bebê durante. Mas se eu disser que não quero, que vou ficar em casa o máximo possível e não quero monitoração, tudo bem também. Eles respeitam as decisões, e acreditam que só a mulher/mãe sabem o que é melhor pra ela mesmo.
E esse respeito, pelo processo de cada uma, não tem plano de saúde que pague.

6 comentários:

  1. Assino embaixo!!
    Só preciso complementar, se vc for mãe de primeira viagem, vc tem mais consultas com a midwife. Eu consultava de 4 em 4 semanas. Pesava, perguntava e respondia dúvidas e perguntas, ouvia o coração ocasionalmente...
    Parto feito por mim praticamente...a criatura ficou só olhando!! Sophia veio direto para os meus braços, sem banho, sem roupa nem nada...

    ResponderExcluir
  2. EEEEE, uma exemplo então Dani. muito legal.

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! Se aqui fosse assim...muito mais criançase mães saudáveis. Tia Flávia.

    ResponderExcluir
  4. Imagina eu, com 4 anos, correndo pra chamar uma visinha pq minha mãe (tua Vó) tava entrando em trabalho de parto. Daí, ficar na cozinha assistindo a correria da parteira e várias visinhas fazendo o serviço lá no quarto.
    Lembro dessa cena até hoje, 49 anos depois.....

    ResponderExcluir
  5. Delícia pai!!! e espero que Lorenzo lembre de cada detalhe tb.

    ResponderExcluir