terça-feira, 23 de novembro de 2010

1o. e 3o. mundo

O mais legal de conhecer gente do mundo todo, e a troca, descobrir o que e igual, o que diferente e por ai vai.
Hoje no playgroup surgiu um assunto muito interessante.
Imagina, um monte de mulheres,com as crias brincando perto, so pode dar um assunto: filhos, parto, maternidade.
Conversamos sobre como funciona o pre natal e o nascimento em cada um dos paises.
Por aqui e assim: depois do positivo, elas sao encaminhadas para uma midwife, uma parteira. E ela e a responsavel pelo cuidado da gestante. Eco se faz na 12a. semana e depois na 20a, quando e o primeiro filho, depois, so se faz normalmente 1. (igual ao brasil...kkkkkkk)
Eu contei que fiz uma 128802398092381 ecografias... e elas ficaram impressionadas, porque os medicos aqui nao garantem que a eco nao faz mal ao feto (!!!!!!!!) Saber o sexo aqui e lenda. Os medicos nao fazem uma ecografia desnecessaria so pra isso. Se der pra ver deu, e eles nao dao 100%.
Depois entramos no quesito parto: no Brasil a taxa e de 85% de cesarias, aqui nos hospitais com taxas grandes, e 15%! e as complicacoes sao baixissimas.
Conversamos porque dessa discrepancia tao grande! porque nos Brasil e " vendido" para as mulheres, que a cesaria e sinonimo de progresso. O parto sem dor, sem complicacoes, rapido e tudo mais... aqui cesarea e o fim do mundo.
Umas das mulheres, inglesa, tem uma pequena de 1 ano e 10 meses,que nasceu de cesarea pois ela teve pre-eclampia, Ela ta gravida de novo de 22 semanas, e o medico nem cogitou ja marcar uma cesarea, pois ela tem plenas condicoes de ter um parto natural agora (no brasil ela engravidaria com cesarea marcada)
Uma outra, que tem um filho de 9 anos e uma filha de 1 da... nao sei ao certo, talvez da espanha, disse que a regra aqui 'e : if you want.... ou seja, se voce quiser, fazemos isso. Nao se faz epistomia na hora do parto (o tal do corte na dita cuja), a nao ser se necessario, porque 90% das mulheres tem partos e nenhuma laceracao, ou seja, nasceu, ta nova em folha.
Aqui tambem dependendo da hora do nascimento, tu vai pra casa no mesmo dia, porque partem do principio que hospital e pra doentes, e nao pra nascimentos. Por isso tambem, a midwife oferece para a criatura parir em casa, ja que a " ajuda" e a mesma. Anestesia? parto na agua? parto de cocoras? if tou want....
Falei pra elas que no brasil agora esta na moda o tal do '" parto humanizado", uma contra corrente ao numero abusivo de cesareas...ficou aquele ar de: mas existe outro tipo de parto???
E tudo isso fica a duvida: qual primeiro mundo que nos brasileiros estamos tentando ser mesmo?

5 comentários:

  1. Pois é. Posso afirmar com convicção. Parto natural é tudo de bom. Tenho 2 excelentes provas pra mostrar. E o pior, que com tanta cesárea e tanta informação desnecessária com as ecos excessivas, quase fiquei convencida que o melhor é cesárea. "melhor" pra quem ? pro médico,por comodidade, por escolher o dia "certo" e por aí vai. Com parto normal, em 7 dias já está "quase nova em folha" hehe, e cesárea? corte, curativo .... Quem sabe as gêmeas não vem "ao natural???" Toda "bixo grilo" que se preza, é tudo ao natural. Vamos pensar no assunto???? Assino em baixo. bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu ia dizer mesmo: "é bem bicho grilo". iuhauiha Essa conversa toda com as outras "bichos grilos" foi em inglês? como se fala pré natal em ingles? e cesárea? e parto humanizado? e cócoras? aiii meu deussss, que confuso! hihihihi
    Bjinhos, minha bichinho grila!

    ResponderExcluir
  3. PIor que foi...a maioria em ingles,alguma coisa em portugues, outra em espanhol.kkkkkk e todo mundo se entende!

    ResponderExcluir
  4. e Ah! ninguem e bicho grilo, todas super " serias e comportadas" huahuhauh

    ResponderExcluir
  5. Bom, e o assunto continua...e dá pano pra manga!! O pré natal deles pelo que eu sei, a midwife vai em casa e não são feitos aqueles exames tds que fazemos no Brasil (sangue, urina...)e o hospital mais próximo da sua casa já recebe pela midwife todas as suas informações etc. Acho que para um primeiro filho esse modo de fazer o pre natal deve assustar, não? Afinal rola muita insegurança, mas que o parto quanto mais natural melhor! E nada de episios como se fazem no Brasil! Pra que?É viável sair da sala de parto como se nada tivesse acontecido e interona...hehheh sou prova disso! No seus próximos estarei na torcida do natural!

    ResponderExcluir