terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Expatriados

Existe um termo bem específico para as pessoas que cresceram em uma cultura/país e depois foram morar por um tempo em outro país: expatriados.
Tenho acompanhado alguns blogs de pessoas na mesma situação que nós. A maioria dos que leio, são de pessoas que estão fora do seus país com os filhos.
Um sentimento bem comum a todos é a sensação de não pertencer a nenhum dos países.
Nós aqui sentimos isso com relação as datas comemorativas.
Por exemplo: logo que chegamos, teve o da das crianças. Os avós mandaram presentes pro Lo, nós compramos tb, mas aqui não era dia da criança.
E isso vai com outras datas tb: dia dos namorados, aqui é em fevereiro, tradições natalinas são bem diferentes, e só pra falar das datas que passamos nesses 3 meses aqui.
É uma sensação curiosa, pois somos brasileiros, inseridos em cultura BEM diferente, tentando nos adaptar e também nos adequar a algumas tradições daqui.
O natal, decidimos que faremos como sempre. Presentes no dia 24 (aqui é na manha do dia 25), mas o Lo esta com seu saquinho de comida de rena pronto pra jogar no quintal, porque é assim que o "Father Chritmas" acha as casas das crianças. Também fizemos cookies natalinos , e a nossa arvore esta repleta dos cartões que o Lo ganhou dos amigos.
O bom de ser um expatriado (tirando a confusão inicial) é ter o melhor de 2 mundos. Manter as tradições que a gente gosta, acrescentar outras do país que estamos, jogar tudo num saco, sacudir e tirar uma coisa completamente nova. (mas um White Christmas eu queria levar pro Brasil)
Nada como ser cidadão do mundo.

4 comentários:

  1. É isso aí!!heheeh Acho até q a gente devia fazer 2 Natais!! O nosso e o deles no dia 25 no almoço! Aprendi uma receita tipica com o Jemie Oliver!!Parece fantástica!!heheheh

    ResponderExcluir
  2. A Thais tá certa. Aproveita pra comemorar 2x o dia dos Namor. Eu vou comemorar. Claro, em Paris. Morram de inveja. Alias, vou comemorar em 03 (vovó, vovô e lô). Ai que delícia. Estou contando as horas. bjinhos com calor brasileiro

    ResponderExcluir
  3. Ai que alívio... achei que era só vovó e vovô!!
    EU vou comemorar em Paris, uhuuuuuuuuuuuu

    Thais, a receita certamente faremos!

    ResponderExcluir