quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

De novo, a escola

Ontem, quando fui buscar o LO na escola, me peguei de novo observando as coisas e ficando impressionada....
Ontem na saída, ele ficou um tempão "fazendo música" em uma árvore que tem no pátio. Uma árvore grande, com várias panelas, potes, talheres gigante, e outras coisas penduradas nos galhos.... de uma simplicidade absurda, mas as crianças AMAM.
O pátio dele tem uma casinha dessas grandes, que dá pra subir, tem escorregador (do tamanho ideal pra crianças de 4 anos, e não aquele brinquedão da morte do São João!!!), mas tem também um monte pneus (!!!!) e caixas grandes de plástico, tipo de carregar verduras e frutas, e quem advinha qual o brinquedo preferido?????
Todos os dias, eles (as crianças) fazem uma caminho com os pneus e as caixas, e todos os dias no final da aula eu e ele pulamos um a um, no "caminho mágico".
Sempre falamos, que a estrutura da escola não perde em nada para escolas particulares que conhecemos, mas o que é mais legal é a simplicidade das coisas.... eles não se apegam ao "quanto mais caro melhor", e deixam a disposição coisas que as crianças possam criar e brincar!
Outra iniciativa muito legal, é o "book club" , clube do livro. Onde vem pra casa uma revista com vaaaaaaarios livros a venda. Com preços super acessíveis, metade do valor normal, onde quem quiser encomenda na escola, e uma porcentagem do valor é revertido pra escola em forma de livros para as crianças.
Falei pro Ber, que já que não pagamos nada, o mínimo que podemos fazer é comprar um livros para o Lo, para que a escola também ganhe um pouco.
Falando em livros, todos os dias ele leva a mochila e a book bag, que é uma malinha do livro (que a escola DEU na matrícula). Todos os dias ele pode retirar um livro da biblioteca da sala e levar pra casa.
Como temos um menininho assim, digamos, apegado as suas coisas... ele retira o livro e fica uns 2 meses com ele huahauhuha.
NA quarta feira, tem o dia de leitura com o pais. Na entrada do turno, as crianças pegam suas cartelinhas, e os livros estão a disposição nas mesas. Cada uma lê um com seu pai, e depois devolve a cartela e ganha um adesivo (uma maneira de fazer os pais morrerem de remorso se não puderem perder 5 minutos lendo para os filhos, já que eles não ganhariam adesivo). Ontem, lemos um tão legal, que ele resolveu, até que enfim, trocar o que todos os dias nos últimos meses trazíamos para casa.
Não canso de analizar a escola e ficar feliz por ele estar estudando lá.
Ainda bem.



(ps: nada de fotos ultimamente, porque deixei o carregador da minha camera em Londres!!! só pegarei no começo de fevereiro)

3 comentários:

  1. guria tudo, é bem isso q penso, nada de brinquedo pronto, tem q ser trecos q eles imaginam e montam o q der na telha!!!! q bom q ele esta feliz na escola, isso faz toda diferença!

    ResponderExcluir
  2. Brinquedão da Morte do São João! Hahahahahaha!!!

    ResponderExcluir