quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A famosa linguagem universal...


Na aula segunda feira, começou uma mulher da Lituania, se eu não me engano, e não fala uma palavra em inglês, e na verdade, não fala uma palavra de nada que ninguém conseguisse entender.
Tem umas 4 amigas do Congo, que também não falam nada de inglês, mas na hora do aperto, uma outra colega Iraquina, que manda bem no francês (!!!!) traduz pra elas. É uma confusão danada!
No Congo, pelo que eu entendi a lingua "oficial" é o francês, mas as comunidades falam mais umas 293828903 linguas, típicas das famílias, castas ou sei lá o que... Imaginem a cena: 4 conguianas (??) explicando em francês para uma iraquiana que fala árabe, e esta traduzindo pra gente em inglês, que falamos outras milhares de línguas... huahuaha é uma loucura!
Mas voltando a colega nova, não tinha jeito. Ela conseguiu explicar em árabe que veio com o marido e ele estudava aqui, e só! Na cara e na coragem ela apareceu na aula e estava disposta a começar a aprender inglês.
Mais o clímax foi quando comecei a mexer na minha pasta, e caiu umas partituras.
Ela que estava sentada do meu lado, pegou, sorriu, e começou a solfejar!!!
Noooooossssa!! foi muito legal!
Era uma melodia simples, e começamos a solfejar juntas.
A classe inteira caiu na risada, principalmente nós duas.
Não sei o que ela toca, não sei se é professora, ou uma virtuose, mas através da música conseguimos nos comunicar.
Foi lindo.

3 comentários:

  1. óóóó.. já sei quem vai chorar lendo este post ! eheheheh

    FALTA TÃO POUCO!!!
    EEEEEEEEEE
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que legal Dani!!Que surpresa boa heim? Mas essa confusão de linguas é engraçada, no final do ano as chinesas (que quase não falam inglês e conversavam entre elas em chinês, me pediram para perguntar para as amigas africanas (que falam francês e nada de inglês) se elas queriam participar financeiramente da compra de um presente pra professora...af!A confusão estava armada!! heheheh e nessas horas outras linguagem tbm são utilizadas com sucesso, o importante é q no final dá td certo.

    ResponderExcluir