quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Underground

O Metro de Londres, e um assunto a parte.
Existem muitas estações, e 14 linhas diferentes. Façam idéia da confusão.
Pra quem nunca ouviu falar, é assim: as estações ficam em baixo da terra, normalmente se pega uma, duas ou 3 (!!!) escadas rolantes pra chegar no nível certo. Cada estação passa no mínimo uma linha. Algumas passam 3, 4.. e assim se pode fazer conexões entre as linhas.
Primeiro o mapa:
Em todas as estações o mapa esta disponível, pois é o único jeito de se achar no meio de tanta coisa!
Essa foi a 3 vez que estivemos em Londres, e a primeira que eu sai sozinha, e como sempre andava  de "carona"não ia prestando muita atenção no caminho e nas estações. Dessa vez me obriguei  a entender a coisa.
Mas assim, é mais fácil do que parece.  Primeiro precisa saber a estação que queremos ir, e de onde partimos. Achando elas no mapinha resta saber pra que direção fica, norte, sul, leste ou oeste. Assim quando entramos na estação sabemos que precisamos pegar por exemplo, a linha Picaddily para northbound (norte.) Se ela for direto, melhor, se não, precisa descer em outra estação que faça conexão com outra linha leva até o lugar desejado.
A casa do Fre e Tha fica perto da estação Canada Water. Para ir até a Harrods por exemplo era assim:
pega o onibus 47, ou 188 ou 199 até a Canada Water. Depois pega-se a JubileeLine (westbound, para o oeste) até a Green Park. La muda para Picadylli Line (eastbound, para o leste) e desce na Picadylli Circus e voalá!! chegamos! uahauhauhuahua
Serio mesmo,depois que nos acostumamos com o desenho do mapa, e pegamos o jeito  tudo parece bem mais fácil.
O metro é suuuuper rápido. O único incoveniente é que não dá pra ir olhando a cidade, como lá do segundo andar dos ônibus... mas o tempo que se perde no transito é uma coisa né? Eu simplesmente adoro pegar os metros. Vou curtindo os tipos estranhos, os artistas de rua, ouvindo as milhões de línguas diferentes em cada viagem...
E ai, alguém achou o trajeto que falei?

6 comentários:

  1. Eu prefiro o bom e velho busão, principalmente nos finais de semana, pq o metrô no final de semana é o caos, lógico que pegar ônibus me faz andar muito mais, mas esta cidade é tão linda que é sempre um prazer "flanar" e "flanar" por ai...

    ResponderExcluir
  2. pra mim, o mapa parece algo do tipo "onde está o Waly". Muuuuito complexo. Que bom que não vou estar sozinha, e que estarei com homens (que sabem ver mapas).

    30 dias...

    ResponderExcluir
  3. Óóóóó
    Viu prima, pode te orientar e ir pra Londres com nós, se não as mongas certamente vão se perder, hehehehe
    Beijão
    Pri

    ResponderExcluir
  4. quando fomos a londres eu estudei tanto esse mapa q ate decorei, a estação baker street é linnnnnda

    ResponderExcluir
  5. Bah! Se tu visse a de Toronto tu ia rir!!! Eh 1/3 da de Londres! Em NYC eh estilo Londres, depois de dois dias por la acostuma, embora a sujeira eh bizarra! Ate goteira na cabeca levei em NYC... Dizem que eh Londres eh sujo assim tambem.. Sera?

    ResponderExcluir
  6. Olha Le, eu tava esperando que fosse mais sujo... os onibus sao terriveis! da ultima vez que fomos tinha uma garrafa vazia e um bebado caido no banco do fundo!

    ResponderExcluir