segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aprendendo

A pessoa em crescimento aqui de casa (e não somos todos?) agora anda super interessada em escrever!
Esses dias perguntou na maior: "porque eu não sei escrever?" e desde então tem se mostrado um apreciador das letras (ok, ok.... igual ao pai, já sei).
Ele escreve LO já algum tempo no computador. Reconhece as letras, e como boa criança do mundo digital, aprendeu primeiro no teclado para depois passar para o papel. Quando começou a desenhar o L e o O, ficou super orgulhoso, e escrevia por tudo. Até que de uns dias pra cá perguntou como era o resto do nome.... Mostrei o R, que ele já conhecia por ser a letra da didi (Renata). Dai ficou uns dias assim, até que perguntou do resto e ensinei como fazer. Pronto.
Agora ele escreve o nome dele. Ainda precisa de umas retomadas, claro, faz numa boa o LORE, dai precisa lembrar das outras letras.
O Ber mostrou pra ele como escrever BE. Dai ele desenha todo mundo e coloca os nomes. Antes colocava só o D no meu nome, hoje, como ja sabia o D e o N, mostrei o A e o I. Adorou fazer a casinha e riu muito com o pingo em cima da tera I.
Acredito muito nesse tipo de educação, que vai do interesse da criança de aprender, sem neuras ou pressão. Acho ótimo que com 3 anos ele saiba escrever o nome dele e reconhecer várias letras, mas sei de cirança que com 3 anos já escrevem seu nome a tempos, pois os pais ficam marcando em cima, "vai, faz, faz, faz...".
Daqui a pouco começa a preocupação de alfabetiza-lo em Portugues, (pois em inglês ele vai aprender na escola) para acompanhar a turma no Brasil na volta, mas aí é outra história....

Segue fotos do novo "letrado" da família...








2 comentários:

  1. Lindo!
    E que ótimo que eles está buscando as informações, além de apreciador das letras é tb pesquisador..rs rs

    ResponderExcluir