sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

As paixões que ensinamos aos filhos


Eu adoro perceber no Lorenzo os nossos traços.
Os olhos e o cabelo do Bernardo, o nariz e a mancha nas costas iguais aos meus.
Mas o mais lindo é ver que ele herda também as nossas paixões.
E não são coisas que necessariamente ensinamos, mas coisas que ele percebe que de alguma maneira nos mobiliza, e começa se interessando e termina adorando também.
Os livros, acho que foram a primeira.
Ele desde bebe passa horas intertido com eles. Primeiro aqueles de morder, depois os que saltavam as figuras, com sons... e agora qualquer um. Tem dias que passamos mais de hora com ele no colo, lendo e relendo as coisas.
Estamos numa fase da Turma da Mônica. Já no Brasil, ele tinha algumas revistinhas que era nossas, depois compramos algumas... e agora pouco a vovó Raquel mandou outras. E ele vai curtindo, e dando gargalhada com os personagens que a gente já sorri a tempos....
O vídeo game, herdou completamente do pai.
Gosta não só de jogar, como ver os trailers dos jogos (!!!!!), acha graça quando reconhece um personagem ("Olha o Mario!!) e curte ir na loja com o pai só pra ficar olhando as capas.
E da minha parte, ele herdou o interesse pela fotografia!
Tinha 2 anos e não podia ver a câmera dando sopa, que ia lá e fotografava tudo que via pela frente. Os pés, a Lua, o sofá, a Tata no banheiro.... kkakkk. SIm, teve uma vez que cheguei em casa, peguei a camera, e tinha lá umas 50 fotos dele, inclusive da Tata sentada no vazo!!
Ele adora!
Revelei algumas fotos esses tempos (coisa que não fazia a uns 2 anos), e ele adorou. Escolheu 3 dele pra colocar em quadros, e quase todo dia pega o álbum e fica olhando.
Mas o grande lance do momento, é o computador novo.
Ele veio com um programa que tira fotos direto com vários feitos. E como tem a câmera embutida, fica perfeito pra altura dele. Então todo santo dia, ele senta aqui e fica fazendo mil poses e tirando fotos.
E tem que ver ele organizando a coisa!!!! faz pose, decide o melhor ângulo, e depois quer mostrar pra todo mundo, super orgulhoso.
Nosso trabalho como pais é esse: despertar ele para as coisas que estão por aí. Mostrando o que a gente gosta, explicando que existem outras, e assim ele vai descobrindo e encontrando suas próprias paixões.
Segue as ideias do nosso pequeno fotógrafo.








5 comentários:

  1. acho que este guri é muito esperto, criador de ideias muito legais!!! eu adoooro que ele seja meu neto por tudo, mas muito tambem, porque alem da família nuclear que tem, ele tem muita alegria pelas coisas da vida, a inteligencia dos herois crianças, a pureza que este amor vivido lhe deu e a fé nas coisas boas e especiais!!!
    beijos e beijos da vovó raquel

    ResponderExcluir
  2. Pior é quando ele joga melhor que eu.

    Ber

    ResponderExcluir
  3. Lindo da tiaaaa!! amo vcs! beijos da Tia Lu

    ResponderExcluir
  4. Ai Dani, confesso que as vezes fico bem emocionada com as tuas historias!

    Adoro vir aqui e saber das aventuras do Lô! Acho que no final da viagem de voces, independente de manterem o blog ou nao, poderiam imprimir todos os posts e fazer uma especie de livro para ele ver quando for mais velho! Imagina que maximo!

    Minha mae encontrou a Camila dos Reis com o Joao Pedro na praia por acaso esse findi e eu lembrei que ele e o Lo tem poucos dias de diferença, ne?

    Beijos pra voces!!!

    ResponderExcluir