quarta-feira, 9 de março de 2011

"A ponte não é para ir nem pra voltar A ponte é somente pra atravessar"


Já diz aquele ditado, que as coisas que eu não sei caberiam no oceano... mas desde que cheguei aqui, aprendi algumas novas....
Por exemplo, que os portugueses cantam o "parabéns pra você" igual ao nosso, mas com uma estrofe a mais. Fica assim:
"Parabéns pra voces
nessa data querida
muitas felicidades
muitos anos de vida
hoje é dia de festa
cantam as nossas almas
e ao menino (ou menina)........
uma salva de palmas"
Também sei que no Siri Lanka, é praxe os pais arranjarem os casamentos dos filhos.
Tenho uma nova amiga muito querida, de 24 anos, que a 8 anos atrás recebeu dos pais a foto de um pretendente 8 anos mais velho, e disse sim pra ele. Hoje eles moram aqui em Norwich, são casados a 1 ano e meio e ela é muito feliz sim, obrigada. Trabalha, fala 4 línguas diferentes, e na aula não para de falar um minuto!! e teve o casamento arranjado e conheceu o noivo somente na festa!!!
Também sei, que as pessoas não fazem ideia de como é o Brasil. A maioria acha que moramos na floresta, e ontem, ofendi mortalmente uma francesa quando disse que não eu dançava muito bem. Mas, em compensação, hoje meu colega polonês perguntou um monte sobre o Érico Verissimo, e minha professora me contou que o marido é pelotense, e que ela morou 6 anos em Rio Grande. (só não gostou do frio (!!!!!) porque disse que no brasil não estamos tão bem preparados pra ele como aqui na Europa)
Das coisas que eu sei e conheço agora, tem também uma japonesa casada com espanhol, que mora na Inglaterra e tem 4 lindos meninos de olhos puxados e com cara de espanhóis, que falam um inglês único, com mistura de 2 sotaques diferentes. Tem uma colega iraquiana, que é muuuuito engraçada, e uma professora inglesa, casada com um libanês, que acabou de voltar pro país dele pra encarar os conflitos, deixando ela com o coração na mão.
E tantos, tantos, outros exemplos que não cabem aqui.
Mas que serviu pra ensinar, mas principalmente pra "desmistificar" o mundo de uma maneira geral.
Confirmando que tudo é uma questão de atravessar a ponte e ver com os próprios olhos.

6 comentários:

  1. QUE COISA MAIS LINDA ! ! !
    Esta é a minha nora !

    ResponderExcluir
  2. e tem mais nas musicas de aniversario portuguesas
    "A Manoela faz anos pq Deus assim quis, o que nos desejamos é que seja feliz" e as crianças cantam "oque nos desejamos é que parta o nariz"

    adoro!

    ResponderExcluir
  3. Nos 22 dias que passamos por aí, Inglaterra, França, Marrocos, Suíça, já foi um impacto de culturas diferentes que voltei meio atordoado. E pior, cheio de dúvidas sobre nosso Bendito Brasil e seu povo "pacífico". Ou seria acomodado????
    São inevitáveis as comparações. Preparem seus espíritos para a volta gurizada. Mas, por hora, curtam e absorvam tudo que puderem de toda essa gente que são amostras curiosas do nosso planeta. Aqui em Poa tem uma agência que o Slogan é "você sempre volta diferente de uma viagem". Se em 3 semanas já senti isso, imagina em 3 anos! Mas acho ainda que o melhor Slogan é: PTVNB (quem se habilita a traduzir?)
    Beijos e saudades da minha escritora preferida!

    ResponderExcluir