segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Alfabetização



Então é oficial: Lorenzo está sendo alfabetizado.
Na semana passada a escola fez uma reunião explicando como vai ser o processo. Começam com números e aos poucos vao introduzindo as letras.
A escola (pra variar) está fazendo um trabalho excelente. Como ja comentei, TODOS OS DIAS ele traz um livro novo, que lemos juntos (uma vez em português, uma vez em inglês) e depois anotamos no caderno as impressões deles. Cada dia da semana tem um tema diferente: números, letras, matemática, e por aí vai. Como bom pequeno homem que é, quase não conta o que fez durante a aula, mas deixa escapar que escreve em um caderno, que segura o lápis do jeito certo..
Eu não faço parte do time de mães que acha lindo crianças com 4 anos lendo e tendo temas de casa pra fazer. Ao contrário, acho que aqui as crianças devem cair de para-quedas nesse reception, considerando que a grande maioria fica em casa até os 3 anos. Acredito também que chegando a uma certa idade, aqueles que foram alfabetizados com 4 não saem ganhando em nada dos que aprenderam a ler com 6 ou 7. Eu mesmo, comecei a ler na 1a. série com 7 anos, e sempre fui aficcionada por livros.
Mas...
Fazem 2 semanas que as aulas dele começaram, e do dia pra noite ele se tornou um "leitor" voraz. Passa o dia com as revistas da Mônica , e outros livros, ora pedindo pra gente ler, ora sentado no "canto da leitura" sozinho. No começo ele ia falando a história pra ele mesmo, hoje fiquei observando que ele vai olhando, e lá pelas tantas cai na risada do que "leu". Ontem chegamos a dizer aos risos "Lorenzo por favor, larga esses livros e vai brincar com o teu amigo que lá no teu quarto esperando". kkkkkkkkk
E claro, como consequencia natural dessa obsessão pelos livros, veio a vontade de querer saber o que esta escrito.
2 noites atrás na hora da história antes de dormir (4 livros!!), mostrei pra ele a palavra Lola (personagem do livro). E ficamos brincando de achar a palavra. Eu mostrava 2 linhas, e ele achava. Ficou tão, mas tão animado que demorou pra dormir de tanta alegria. Hoje ele disse que queria achar sozinho, na página inteira! como ficou muito fácil pediu pra eu ensinar como era: nose cat e lion!!! como lion não tinha nos livros, prometi que amanha a tarde vou escrever em um papel e mostrar pra ele.
Sinceramente não sei o que fazer, não sei se é a maneira mais legal de ensinar pra ele, se não vai atrapalhar o caminhar da escola, mas também não posso dizer "não" ainda não está na hora de aprender a ler.
Pra começar, ele quer aprender palavras em inglês. Até aí, esperado, já que a alfabetização será em inglês mesmo. Mas hoje na hora da leitura, só queria livros em inglês também. Lembrando: 2 semanas de aula!
Comecei a ler algumas coisas sobre isso, e especialistas em linguagem não recomendam a alfabetização simultânea em 2 línguas, pois pode gerar problemas futuros de grafia e até dislexia. Acreditam que a leitura da segunda língua acaba acontecendo de forma natural, onde acontece uma "transferência" entre as línguas!
E nesse momento português passa a ser a segunda língua do Lorenzo...
Não tenho a menor dúvida que vá ser um processo rápido, dado o interesse do pequeno leitor. A nova moda é que ele diz: "ahh, eu sei disso, porque li num livro".
E pra dar uma chance pro outro lado, papai todo preocupado nos exemplos que passa para o guri, fez exercícios no meio da sala, pra mostrar que ler é bacana, mas que se exercitar também é.


Um comentário:

  1. afeeee, que coisaa!!! Acho que hoje em dia (ai, que velha que eu sou) as crianças aprendem tudo mais cedo. Quando agt estava no colégio (e olha que temos alguns anos de diferença), ninguém sabia ler na primeira série e aprendíamos tudo por lá. Agora, vejo pelos meus alunos, quase 100% das crianças que entram na primeira série já sabem ler. E tb acho que não faz diferença. Mal não vai fazer. He he he! Cada um tem seu tempo. Só quero ver quando ele começar a esquecer o português.. func func... Bjinhos

    ResponderExcluir