sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A espera

Os desconfortos do final da gravidez são bem...bem... desconfortáveis. Faz uma semana que estou nos "pródromos" que antecipam o parto. Várias contrações bem chatinhas, lombar matando e outros sintomas menos "higiênicos" pra contar aqui, mas nada de parto...ela está tão encaixada e tão baixa que é impossível ficar sentada. Então fico sempre ou na bola de pilates, ou de cócoras, ou em cima do joelho.... agora consegui arrumar minha almofadona (parece aquelas de amamentação mas é maior do que eu! uma beleza pra dormir abraçada), faço um ninho com ela e sento em cima, deixando "as partes" livres. Pra vocês terem uma ideia, quando ela começa a mexer e estou assim, sinto exatamente onde está a cabeça dela.
Mas sem dúvida, o mais angustiante desse final é a espera. Tem dias que acordo achando "é hoje", tem dias (como hoje) que acordo tendo certeza que ela vai nascer só com 41 ou 42 semanas... kkkkk
Aqui, como já falei antes, o protocolo é esperar no mínimo até 41. Quando completa as 41 semanas, eles começam a oferecer algum tipo de indução, mas coisa leva, só partem para os "finalmentes" quando completa 42 semanas, e ainda assim, se a mulher não quiser indução eles deixam até 43!!!!! minha gente isso são 11 meses!!! pelamordedeus!! Eles começam lá nas 41 fazendo "deslocamento de membranas", que basicamente é colocar o dedo lá e dar uma "giradinha" estimulando o colo do útero a trabalhar. Dizem que se o corpo já está preparado, a coisa anda e funciona, mas que se está tudo fechadinho, não adianta nada. Se não dá certo, 3 dias depois, tentam de novo, se não dá certo ainda, aí partem para coisas mais "medicinais", como remédios e afins. Uma amiga fez esse procedimento com 39 semanas eu acho e uns 5 dias depois entrou em trabalho de parto.
Essa história que nenhuma gravidez chega as 40 semanas, é lenda por aqui! é muito comum no Brasil, porque todo mundo faz cesárea e tira os pitocos antes, mas aqui TODAS as mulheres que falei e tiveram partos naturais os bebes nasceram sempre pertinho das 40 ou depois. O vizinho aqui amigo do Lo foi com 40+8, ou seja 41 semanas e 1 dia... deve ser por isso que os ingleses são altos, já pensou o tamanho que nascem essas crianças?
Como Alice é filha de brasileiros, mas foi fabricada na Inglaterra deve estar decidindo se nascem mais cedo como o povo dos pais, ou se fica procrastinando como o povo daqui...
Já falei, hoje, to achando que ela vai ficar assando por muito tempo ainda.
Assim como minha opinião, minha ideia do que fazer também muda todos os dias.
Tem dias que estou decidida a pedir uma indução com 40 semanas (daqui 11 dias). Outros dias penso, mas afinal de contas, o que é uma semana a mais pra mim? deixa a guria nascer quando quiser.... e fico nessa. Já li tudo sobre "indução natural" aquelas velhas histórias que mulheres passam de geração pra geração jurando que funcionam. Vai desde sexo a óleo de rícino. De caminhadas vigorosas a chá de canela. Já jurei que ia fazer tudo, depois mudei de ideia, pois realmente, REALMENTE quero sentir a coisa acontecendo quando tiver que acontecer, de surpresa, sem intervenções, tendo certeza absoluta que ela mandou os sinais de que está pronta.
Enquanto isso, to fazendo minhas caminhadas diárias, já arrumei e desarrumei o armário deles umas 20 vezes. (quarta arrumei a gaveta de cuecas e meias do Lo pela terceira vez na semana... passei as cuecas pra direita, e as meias pra esquerda!!!!!).
Ontem fui pro centro caminhar fazer compras (sim, SOZINHA, tô grávida mas não doente galera). Comprei umas roupas pro Lo, uma escova de cabelo pra ela, almocei, fui na biblioteca pegar umas partituras, e o mais engraçado de tudo é a cara das pessoas me olhando: com aquele andar de 9 meses de gravidez, de manga curta com 6 graus pelo calorão gestacional, e uma barriga quase atingindo os joelhos de tão baixa, as pessoas chegam a dar um passo pra trás com medo da bolsa estourar nos pés delas. kkkkk, verdade verdadeira, TODO MUNDO dá uma olhadinha discreta! nas lojas de crianças, as vendedoras vem correndo perguntar se preciso de alguma coisa.
O passeio foi uma beleza, to afim de encarar dia sim dia não, porque o tempo passa mais rápido, fico caminhando e me exercitando e aproveito pra curtir os últimos momentos "sozinha". Só vou ter que ir sem o cartão, porque se não o rombo na conta vai ser grande, porque quem aqui em casa vai ter a coragem de contrariar uma grávida ichada, gigante e prestes a parir! heim Bernardo, heim? vai encarar?

Um comentário:

  1. imagina : mais tarde , tu contando tudo isso pra ela e ela rindo e segurando as chiquitas; legal né? e vai passar tããããooo rápido!então, que bom que está tudo andando. daqui estamos passando força e energia pra voces, com muito carinho... e.. curiosidade ahha

    ResponderExcluir