sábado, 25 de fevereiro de 2012

Da sinceridade materna....

Durante a gravidez da Alice eu e o Ber sempre falávamos que simplesmente não conseguíamos lembrar como um ser de cerca de 50cm poderia ocupar todo nosso dia (e noite). Que não era possível, ainda mais considerando que um recém nascido dorme 20 horas por dia!!
AUCH! esse foi o barulho de eu mordendo a língua. Pronto, agora lembramos.
Cerca de 20 dias atrás, quando eu ainda era gente, e não um ser escabelado, com olheiras de panda e motivação zero, eu realmente acreditava que bebês não são seres manipulatvos/tiranos/cujo objetivo da vida é te deixar louco, mas sim que se eles choram é existem um real motivo, seja fome ou necessidade de atenção.
Pois bem, Alice quase não chora. Desde que esteja no colo, de preferência o meu, claro, e tenha uma teta disponível por 24 horas. Seria lindo, caso a mamãe aqui vez que outra não precisasse fazer coisas sem importância como comer, beber, ir ao banheiro, tomar banho e vez que outra, rara admito, dormir!
Se ela ficar no colo, você querido leitor, pode passar 24 horas aqui em casa e não ouvir um único pio, mas a coisa não funciona assim né? E as 3 da manhã, tendo dormido 1 hora só, posso jurar que os psicólogos que chegaram a conclusão de que bebês são seres puros por natureza, ou nunca tiveram um RN ou subestimaram a inteligência dessa turma.
Agora imaginem a cena: Lorenzo a dois dias com termômetro não baixando de 39, Alice decidindo que não há lugar como o colo e o peito da mãe, de preferência a noite (pois claro, esqueceram de contar que eles dormem por 20 horas, mas aquelas 4 provavelmente serão das 12 as 6 da manhã) e está instalado o caos.
Bernardo chegou a conclusão que não ficava cansado assim a...a.... uns quase 5 anos? perguntei a ele, ou talvez não, porque naquela época éramos 2 adultos para uma criança, agora a marcação é mano a mano cansando mais ainda os jogadores.
Tá, eu sabia que ia ser assim. E eu sei que vai passar. Mas como esse blog tem por objetivo também fazer um "serviço a comunidade", fica minha sinceridade: é foda.
Quando conversamos com outras mães, é impressionante como sempre parece que só nosso filhos não dormem/ficam doentes/se jogam no chão/não comem/dão trabalho, quando na verdade a máfia materna dá de 100 no poderoso chefão: elas mentem!! ou omitem, pra ser mais carinhosa. Os filhos de todas já foram recém nascidos que não dormiam, crianças de 4 anos que ficam com febrão porque ganharam um irmão, a casa delas também virou um pardiero e assim por diante....
Não, eu não amo meus filhos menos por isso. Só amo filhos reais, e não o tipo que eu "achava que eles deveriam ser" .
Se eu fosse realmente, realmente sincera, tiraria uma foto minha agora e colocaria nesse post, fechando o "serviço a comunidade" com chave de ouro, MAS, para não afugentar a maternidade de queridas amigas que esperam ansiosamente por úteros recheados, achei por bem só colocar "o grito" aí de cima. Exemplifica bem, mas não assusta de uma maneira definitiva.


Em tempo queridas amigas: posso garantir que assim que conseguir dormir 1 ou 2 horas a mais, vou pensar que não foi bem assim... que eu exagerei... que na verdade eu até consegui dormir um pouco... esses são aqueles mistérios da maternidade e dos hormônios: a gente esquece a parte difícil e só lembra a parte deliciosa. Daqui uns meses vou estar sentindo saudade de toda essa bagunça. Ainda bem. Estou esperando por "esse mês."

15 comentários:

  1. ai amiga e isso mesmo....mas como vc escrever daqui a pouco passa..o complicado e que quando moramos fora ou nao temos a familia por perto as coisas realmente ficam mais dificeis. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. escolhas Ju... as velhas escolhas batem a porta nos cobrando o tempo todo. E aquela historia " quem inventa, aguenta" .

      Excluir
  2. Querida! Quando o Gabriel nasceu, fiquei praticamente 4 meses sem comer, dormir, etc. Só cuidava dele o tempo todo (sozinha, pois o esposo trabalhava fora de Porto Alegre e saía cedinho e voltava à noitinha, lavava, limpava... Ele teve 4 meses de cólicas horríveis e o médico limitou as coisas que eu podia comer (outro suplício!) para evitar as cólicas. Sair com ele era uma aventura, pois as cólicas aconteciam em qualquer hora e lugar... Eu também me sentia um zumbi e, na verdade, era um! Com 4 meses, tudo passou! Ah, e ele teve otite direto por vários anos, até que resolvi apelar prá homeopatia. Mas tudo vai passar! Guenta firme aí! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas passamos por isso mesmo Irene, nao tem jeito, faz parte do pacote. Temos bebes lindinhos e cheirosos, mas dao um trabaaaaaalho!!!!

      Excluir
  3. Dani!
    Assino embaixo, passei exatamente por isso! Eu dormi com o caçula, no colo, sentada na cadeira, no primeiro dia que cheguei da maternidade! você fica pensando: " Socorro, eu só sou uma teta ambulante!". Um filho é diferente do outro, e o Eric é que chamam de "High need baby". Acho que Deus faz uma lavagem cerebral nas mães para elas terem o segundo, o terceiro, o quarto...É a armadilha da reprodução da espécie! E fica calma que um dia você vai dar muita risada disso....mas não hoje né Dani!? O meu Eric aqui está na fase de subir nos móveis, sambar em cima da mesa..e etc..E uma coisa foi boa! Ele me fez emagrecer tudo o que eu não tinha perdido com o Rafinha em 4 anos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao hoje Tati. Daqui a pouco com certeza, mas hoje ainda nao.

      Excluir
  4. Dani, achei ótimo ter essa visão "vida real" mesmo! Obrigada por compartilhar!

    Sorte aí queridona! Te vejo bem linda daqui uns meses desfilando com os fihotes por aí! Beijão

    ResponderExcluir
  5. Quantas e quantas vezes te contei exatamente isso... todo mundo dizendo que era moleza e eu dizendo que não... não é, não era e nunca será... acho que às vezes até assustava vc com tanto que eu falava... pelo menos eu falava... bem vinda ao mundo real amiga... mas tenha certeza o segundo é muito mais difícil, pq o trabalho é dobrado, mas passa, passa até rápido e depois vai dar uma saudade danadaaaaaaaaaaaaaaa... aproveite, use muita música clássica para acalmar a pequena, e ponha o papai para ajudar muuuuuuuuuuuuuito... daqui há uns anos darão risada disso tudo... é fatooooooooooo Beijos!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Lá em casa foi punk tb.
    Minha menor chorava muito e a de 4 anos ficava meio que de lado em vários momentos.
    E eu como toda mãe, dividida , tentando me multiplicar para dar amor e carinho pasa as duas e se desse comer e tomar banho!
    Mas passa, e eu não sinto saudade da era do caos, pq sim era o caos. hehe
    Bjos e força!

    ResponderExcluir
  7. Ô Dani! Tô lendo em ordem cronológica reversa, Alice já já faz dois meses e eu comentando aqui... Vc já pensou em usar sling? Facilita bastante a vida, viu? Principalmente pra passeios (como o que vcs fizeram recentemente)! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda,uso sling direto!!!! o problema foi que esquecemos de levar :(
      Uso sling e wrap. Chegando lá quase morri do coração de perceber que faltou isso na mala...

      Excluir
  8. Conheci seu blog hoje e já me ganhou com este post rsrs!Caraca, quando Theo era RN e eu falava essas coisas, todas as mães me diziam que eu estava exagerando, que os RN delas dormiam 7 horas seguidas na noite, que não tinham cólica, que não choravam...eu me achava a incompetente neh?Isso me fez procurar blogs maternos e voialá!!Vi que a realidade era o que eu passava e não o contrario!Acho que as mães da minha família e as vizinhas sofreram amnésia rsrs!

    ResponderExcluir
  9. Ah!Já ia esquecendo: Força querida!! É real também que é cansativo, mas vale a pena, isso é certo!
    Bjs!

    ResponderExcluir