segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O Parto


Escrevi um relato de parto enoooorrrrmmeee, 3 dias depois que ela nasceu, mas estranhamente não me sinto a vontade pra colocar aqui. Parece um evento tão pessoal, que me sentiria por demais exposta, então deixo para a família e amigos próximos....

Como coloquei aqui, com 36 semanas tivemos um episódio de líquido baixo, ascendendo as luzes da equipe que me acompanhava de longe na clínica do VBAC (parto natural pós cesárea), em outro exame com 38 semanas, a parteira achou que em 1 hora Alice mexeu muito pouco, fazendo piscar todos os alarmes. COm 40 semanas completas, tivemos uma consulta com a obstetra que achou melhor não deixarmos passar muito das 40 semanas, e com 40+4 marcou para induzir o parto.
Ficamos muito em dúvida, mas resolvemos encarar.
O processo todo foram 38 horas. 30 horas em trabalho de parto ativo, com contrações.
Primeiro aplicaram um comprimido no colo do útero que fez ele amolecer. Depois mais uma aplicação que fez o colo dilatar 2 cm, facilitando assim o rompimento da bolsa. Depois da bolsa rompida.... bom, aí a brincadeira começou de verdade. Para intensificar (!!!!!!) as contrações, utilizaram ocitocina, potencializando a dor em algo que nem me lembro!! (ou não quero lembrar).
As 2 da tarde de segunda, a 22 horas em trabalho de parto ativo, com 3cm de dilatação pedi anestesia, jurando que acabaria com as dores.
Aqui, aplicam uma peridural móvel, ou seja, em doses menores que possibilitam caminhar, sentar, e se locomover normalmente, e de quebra, não some com as contrações possibilitando a gente sentir e fazer tudo que puder para ajudar o trabalho de parto.
Usei bola de pilates, posições de cócoras, agachamentos vários, e muuuuuuuuuita respiração funda e visualização, me focando na pretinha que estava por chegar.
As 18hs, 5cm de dilatação. Calculamos que lá pela meia noite a dilatação estaria completa.
Para nossa surpresa, lá pelas 20:20 um tremor incontrolável se apossou do meu corpo, com muita vontade de vomitar e empurrar. A parteira falou: vamos ver como está tudo.
Quando me examinou e disse: não sinto mais nada, dilatação completa, empurra um pouco pra gente ver. Fiz isso e ela: ela está aqui, e tem o cabelo bem preto. Cai no choro na hora e só dizia: eu to feliz, eu to tão feliz. Simplesmente não acreditava que tinha chego até ali e que estava na hora do show.
Fiquei de quatro apoiada na guarda da cama de mão com o Bernardo.
A parteira levantou, diminuiu as luzes, ligou a cama quentinha caso ela precisasse, e sentou para esperar. Perguntei: o que eu faço? e ela disse: tu vai saber.
E assim foi, em 20 minutos, depois de 30 horas, Alice nasceu. Escorreu de mim em uma sensação única nessa vida. A parteira tirou o cordão que estava enrolado no pescoço e nos ombros, e passou ela pro meu colo. Quando o cordão parou de pulsar ofereceu para o Bernardo cortar. Uns 10 minutos depois a placenta saiu e ela veio nos mostrar e explicar como ela estava funcionando. E ficamos ali por mais de 1 hora enquanto Alice mamava, mamava, mamava.... 2 horas depois levantei para tomar banho e ela foi pesada, medida e o papai vestiu e colocou uma faixa de cabelo.
O respeito que tivemos durante todo o trabalho de parto foi algo que nem consigo descrever. A parteira ficou ao nosso lado todo momento, oferecendo chá, torrada e apoio. Me incentivou na hora do expulsivo elogiando, e assim que colocou ela no meu colo, saiu da nossa vista e deixou a família ali se conhecendo.
4 horas depois poderíamos ter ido pra casa, mas como a cidade estava de baixo neve, resolvemos ficar até de manhã. Ber foi pra casa, e as 10:30 trouxe o irmão mais velho e lindo do mundo pra conhecer a irmã.
Ele chegou no quarto e perguntou: cadê ela? quando viu ela deitada na cama só falou: ela é linda...
Meu coração explodiu, parou, e agora segue batendo pra curtir essa turma de lindos!!
Estamos muitos felizes.

13 comentários:

  1. amiga próxima pedindo o relatooooooooooooooooo manda pro e-mail!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. acabei de chorar com o relatoooooooo sintam-se beijados e abraçados...

    ResponderExcluir
  3. Viva!!!!!!!! que a Alice traga muita luz e paz para a vida de vcs!!beijos,ju e PH

    ResponderExcluir
  4. Dani,

    Não sei se lembras de mim, mas sou mãe do Arthur, que era aluno do Bernardo lá na Talenthos, e do Bernardo, que era bebê quando vocês saíram daqui. Tenho acompanhado o blog de vocês e curtido muito tuas impressões e experiências da viagem, mas nunca tinha comentado nada. Hoje resolvi me manifestar: primeiramente, parabéns pela Alice, desejo só alegrias para vocês quatro. E parabéns também pelo parto. Sou uma defensora ferrenha do parto normal (meus 2 foram, do segundo fui de 0 a 10 de dilatação em 2 horas!) e admiro tua vontade de ter essa experiência única na vida. Pelo teu relato, se estivesses aqui no Brasil terias ido direto para cesárea! Fico muito contente que tenhas conseguido passar por isso e que, apesar da dor, tenham ficado apenas lembranças boas.
    Um grande beijo para ti, o Bernardo e as crianças,

    Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, claro que lembro! Que legal que tu esta acompanhando nossas aventuras!! Sempre fui partidariavdo parto normal, e a cesarea do Lorenzo nunca foi bem engolida. O parto da Alice foi uma delicia!

      Excluir
  5. Nossa! Emocionante... to com lágrimas nos olhos! Felicidades pra vcs meus queridos! Grande bjo! Diogo

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que não li esse relato em público, pq me lavei chorando! hehe
    O "escorreu de mim em uma sensação única nessa vida" resumiu tudo! É essa a grande lembrança que fica do parto normal. A dor, o tempo, a gente esquece... Fica o prazer, a felicidade e a realização de ter deixado o nosso corpo feminino trabalhar.
    Parabéns por tudo, pelas escolhas, e principalmente por essa fôrma boa aí que só faz filho bonito! Bjão!!

    ResponderExcluir
  7. Bah filha. Tu já contou todos estes detalhes ao vivo pra nós aqui na tua casa, mas agora senti bem como foi lindo e cheio de amor este momento.
    Parabéns pela tua garra e pela família incrível que vcs são.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Choreeeeeeeeeei! Pelamor!!!!! "Meu coração explodiu, parou, e agora segue batendo pra curtir essa turma de lindos!!" - DEMAIS. Zilhoes de beijuls!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o relato!!obrigada pelas belas emoçoes...toda sorte do mundo pa vcs todos.beijos amazônicos..Mari Baldoino

    ResponderExcluir