quinta-feira, 15 de março de 2012

Instintos



 " Impulso natural: instinto de conservação.
Primeiro movimento que dirige o homem e os animais em seu procedimento.
Tendência; aptidão inata.
loc. adv.
Por instinto, por uma espécie de intuição; sem reflexão: ele agiu por instinto".

Eu não sou dada a tragédias e notícias chocantes. Nem um pouco.
Principalmente depois que o Lorenzo nasceu, notícias ruins eu passo longe. Não leio, não quero saber e fico na alienação total mesmo. Terremoto, tsunami, crianças abandonadas.. nada disso.
E qual não é minha surpresa  quando nos últimos dias me pego pensando: e se eu morrer heim? não só um pensamento, mas todo um desenrolar de fatos e consequencias. Como o Bernardo iria se virar? será que largaria o Phd? será que ia casar logo? me peguei pensando se não seria melhor dar pelo menos uma mamadeira pra Alice para caso eu morresse ela não estranhasse tanto!!
Cheguei ao ponto de ficar com lágrimas nos olhos pensando o que seria pior: eu não ve-los nunca mais, ou eles crescerem sem mãe....
Dias depois, foi a vez do Bernardo. Como eu faria sozinha aqui? e fiz a lista: avisar a Universidade do falecimento, ligar pra Capes, pro banco... essas coisas práticas.
Antes que vocês pensem em me internar me mandar para o psiquiatra, deixem-me  tranquiliza-los, já passeio por isso antes.
Quando o Lorenzo nasceu eu simplesmente não conseguia dirigir. Ele chegou e  o carro automaticamente se tornou um objeto assassino. Eu tinha medo de bater, de nao lembrar como dirigia, de não conseguir estacionar, de freiar e ele cair da cedeirinha... 
Quando voltei a dirigir, ia com ele no carro montando na minha cabeça o cenário de como eu reagiria a um assalto caso ele estivesse ali na cadeirinha. O que diria para o assaltante, como tiraria o meu cinto, como pularia para o banco de traz caso ele não me deixasse tirar o bebê... essas loucuras.
Só posso associar esse absurdo aos hormônios pós parto, e ao velho instinto que manda em todos nós. É uma maneira de se preservar, de proteger aquilo que é mais importante para nós. É a maneira de sobreviver.
E é muito louco! quando percebo estou pensando essas coisas com o maior senso prático, resolvendo problemas imaginários como ninguém. 


Resta esperar passar e pegar umas dicas de toda essa precaução que também mal não faz né?

2 comentários:

  1. Este post ficou zerado de comentários 9 dias. Acho que os visitantes estavam, assim como eu, digerindo a mensagem e meio assustados. Mas agora, aqui bem relaxado depois desse vinho, lembrei de comentar que todos nós temos essas piras de vez em quando, mas não nos permitimos elaborar direito e, muito menos escrever. Valeu a coragem filha. E continua escrevendo porque a gente adora os teus textos. Pronto. Tá comentado. Espero ter "destrancado" o blog. Kkkkk

    ResponderExcluir