terça-feira, 5 de junho de 2012

Karateca


Temos um lindo karateca em casa agora.
Lorenzo começou karetê fazem 3 semanas e está adorando as aulas. Todos os domingos de manhã, das 09:30 as 10:15 pego o bonitão pela mão e vamos só nós dois até o sportspark, o centro de esportes da universidade. 
É um horário realmente diferente, mas funcionou muito bem pra gente. Pra gente e mais uma penca de famílias, pois são umas 30 crianças em aula.
Ficou legal, pois é um tempo na semana que tenho só pra ele. Assisto toda a aula, sentada no chão, olhando pra ele. Olhando pra ele e nada mais. Não leio, não pego celular nem nada. A todo momento ele me procura e sorri de ver que estou olhando pra ele. Quando a aula termina descemos para tomar um suco/café e olhar as pessoas escalando a parede indoor. 
Ele está na turma dos tiny tiggers, crianças de 4 a 6 anos. Eles ainda não tem faixa, e sim camisetas que identificam o nível dos alunos. Mas para passar a camiseta seguinte, precisam de exame, como deve ser.
As aulas são dadas sempre por 3 professores, que separam a turma por níveis. Começam juntos aquecendo, e depois cada um pega seu pequeno grupo.
E o treinamento é forte mesmo, fiquei impressionada.
O aquecimento é com corrida e alongamento (nota: Lorenzo é tão flexível quanto o pai dele, é impressionante, nunca vi uma criança com tão pouca flexibilidade),e o treino é com técnicas de karatê mesmo! Eu achei que seria tudo muito na brincadeira, mas que nada! exercícios, golpes e disciplina, MUITA disciplina. Um professor mantém 35 crianças de no máximo 6 anos em um silêncio inacreditável.  Qualquer barulho é corrigido na hora. Qualquer saída de formação é chamada a atenção.
Os pais podem assistir as aulas, e mesmo assim, os professores não têm demonstram o menor problema em disciplinar as crianças. Não gostou? aqui é assim.
Hoje mesmo, um menino estava "tocando horror". Saia correndo, começava a pular e soltar uns "kiáaaa" (grito do final dos golpes que não faço a menor ideia do que signifca). O professor falou uma vez. Na segunda, pegou o moleque pela mão, tirou do tatame e levou ele até a mãe. Passado uns 15 minutos, voltou lá e conversou com ele, pois o pequeno voltou para a aula um doce de criança.
Acho muito legal tudo isso. 
E valorizo muito o Lorenzo ter como exemplo outras pessoas, fora os pais, que interagem com ele de uma maneira educada, gentil mas firme. Ele olha para os professores com cara de maravilhado e volta da aula realizado e exausto.
Bons exemplos nunca são demais.

3 comentários:

  1. sim adoro tb:) sempre achei a disciplina europeia uma coisa. Em portugal tb era assim, uma prof 40 crianças e um silencio kkk vai q no Brasil a moda pega kkk

    ResponderExcluir
  2. MAZAAAHHHHH!!!!
    ARTE MARCIAL É REALMENTE EXCELENTE PRA DISCIPLINA!!!
    E TEM MAIS, QUANTO MAIS TREINO, MENOS GÁS NO FIM DO DIA!! HEHEHEHE!!! TOTALMENTE EXCELENTE PRA UMA MAMÃE. HAHAHAHAAH

    BJOBJO
    LUCAS

    ResponderExcluir