quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tetê pra todo bebê!

Hoje é o dia mundial da amamentação.

Poucas bandeiras eu levantei tanto na minha vida como essa.

Lorenzo nasceu, e depois de uns 50 minutos mamou pela primeira vez, continuando por 2 anos e 10 meses.
Doei leite por uns 6 meses, mais ou menos uns 2 litros por semana. 
EU ordenhava, o banco de leite da PUC buscava, e depois me ligavam pra dizer que o leite alimentou um  número X de recém nascidos, um número X de prematuros... e meu coração e meu peito enchiam mais ainda.
Lorenzo com 8 meses

Já falei aqui algumas vezes sobre isso. Sim, foi cansativo, sim, foi um tempão, sim eu ouvia horrores dos outros. Não, eu não sou louca, não, eu não acho que ele ficou sequelado (!), não eu não me arrependo e outros tantos sim e não.

Alice nasceu e mamou. Assim mesmo. Faz força, choro de nenê, choro de mamãe, colo, declarações de amor, teta. Mamou por uma hora assim que nasceu como se fizesse isso a vida toda.  E não, não sei se vou amamentar pelo mesmo tempo. Talvez.

Por essas bandas, pouquíssimas pessoas amamentam. As que fazem, fazem dentro de casa, ou em lugares reservados, nunquinha se vê na rua um nenê mamando, fora Alice.

Eu tento ser discreta. Tenho umas blusas que dão uma disfarçada, tento dentro do possível programar a mamada para um lugar sossegado, mas a guria aqui A D O R A mamar no ônibus! Até porque, digamos que meus recém nascidos demoram alguns meses para ter a cabeça do mesmo tamanho da fonte alimentícia. Agora que  Alice está virada numa fofoqueira de primeira, mama e solta o peito, mama e solta o peito está um pouco mais difícil de manter a coisa privada. (ai, preciso admitir, voltando de Londres no trem numa dessas fofocadas da Alice jorrou leite no computador do cara que estava do outro lado do corredor, fiz aquela cara de paisagem e deixei ele achando que tinha goteira dentro do trem :)
Alice com 1 mês em Oxford

Sempre amamentei em livre demanda, sempre exclusivo por 6 meses. Não porque recomenda a OMS, mas porque nunca achei que poderia fazer diferente.
Ver as dobras dos meus filhos com somente o leite da mamãe foi e continua sendo uma delícia. 

Sempre falo que não tive sorte, tive saco.

Amamentar é uma delícia, mas é cansativo pra caramba, pode ser meio anti-social para as que morrem de vergonha, pode ser broxante para as que não tem apoio do marido, e pode ser mais um monte de coisa, mas SEMPRE, SEMPRE é o melhor para os pequenos, e não me venha com a história de que "a fórmula foi feita especificamente para isso" porque o leite é que foi. 

Menos pudor, menos mimi e mais leite mulherada.

2 comentários: