segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A arte da diversidade.

Minhas aulas de inglês, tem sido 50%ingles, 50% aula de todo resto.... de cultura, de relacionamento, de mil outras coisas.
Hoje, a professora passou um "tema" diferente.
Conversarmos sobre a importância da língua e como ela pode ser unificadora, ou separatista. No grupo por exemplo, tem uma Paquistanesa e uma Iraquiana (que historicamente não são melhores amigas) que conversam horrores, só porque as duas falam árabe. Tem também uma senhora que é uruguaia, mas mora toda vida na Espanha, que hoje fez questão de sentar perto de mim, porque "falamos quase a mesma língua", mostrando a importância da comunicação.
Mas outro ponto que a professora colocou, é como as crianças não precisam tanto assim da linguagem verbal para se comunicar e fazer amigos, passando pelos bebês que não falam mesmo, até as crianças maiores, que em segundos ja estão correndo juntas, mesmo não entendo patavinas do que é dito.
Tudo isso, para nos indicar um filme, que não é sobre línguas, mas sobre pessoas.
Um filme/documentário francês, que apresenta o primeiro ano de vida de 4 crianças em lugares diferentes do mundo. (Ponijao, da Namíbia; Bayar, da Mongólia; Mari, do Japão e Hattie, dos Estados Unidos). E o detalhe mais importante: sem legenda.
O filme é frances, com familias falando outras 4 diferentes línguas, e nós, espectadores, não precisamos de uma letrinha sequer para entender e se emocionar com ele.
NO filme vemos o bebê africano, brincando com os dentes do cachorro, e o mongol "amarrado" no pé da cama pra não sair engatinhando por tudo. A bebezinha japonesa tendo um chilique porque não consegue encaixar um pecinha, e a americana toda comportada comendo uma banana. Cada um com suas diferenças absurdas, mas todas aprendendo, e no final das contas fazendo as mesmas coisas: sentando, caminhando, rindo, falando.
Pois o que a professora quis nos dizer, que independente do que falamos e de onde viemos, todo mundo dá o seu melhor para ser feliz, e apesar da confusão de palavras, de sentimentos todo mundo entende.

Trailer:




Vejam o filme completo online aqui (clicar na palavra)

2 comentários:

  1. E tu acha que precisa de algum comentário?
    Que banho de cultuta, de diversidades de.....
    Será que tu precisa se matricular em algum curso?
    Daqui alguns dias, tu e o Lo vão dar "aulas" pro be.
    Continuem tirando o máximo de proveito de tudo isso.
    Estamos vibrando com voces.
    bjinhos

    ResponderExcluir