segunda-feira, 9 de maio de 2011

O inglesinho e seu inglês.

Agora já é completamente oficial, quando o Lorenzo brinca sozinho, ele brinca em inglês.
Já tínhamos reparado que as vezes ele fazia isso, mas era mais uma "enrolação", tipo um inglês que só ele entendia, agora não.
Ultimamente toda as vezes que está sozinho, acaba optando por falar (e pensar claro) em inglês.
Eu tenho uma teoria, que ainda não sei se é real, mas as vezes falamos com ele, e ele "o que?"daí repetimos, e ele "o que?", daí lá pela 3 ou 4 vez ele entende. Ontem falei, ele, "o que" e na hora lembrei de falar em inglês, e ele entendeu. Levei um susto!
Ainda não sei se é verdade, vou tentar mais vezes, a nível de curiosidade, porque vamos continuar falando em português em casa.
Acontece cada vez mais seguido dele vir falar com a gente em inglês. No começo achávamos lindo, agora corrigimos na hora. Falamos que em casa falamos Português.
Eu acho o processo muito interessante, como já falei aqui várias vezes.
Li bastante sobre isso, e sempre dizem que a criança opta por falar a língua do meio social, e não a familiar, como uma maneira de interação e aceitação.
Ele tem uma colega que os pais são espanhóis, mas ela já nasceu aqui, mas não fala uma palavra em espanhol!!!!! Hoje falei com o pai dela. Em casa eles falavam espanhol, mas ela sempre respondeu em inglês, sabe lá deus por que, já que foi pra escola só com 3 anos, e aos poucos eles desistiram de cobrar, então falam com ela as vezes em espanhol, as vezes em inglês, mas ela só responde em inglês.
Tenho uma amiga que é japonesa, casada com um espanhol, e eles moram aqui na Inglaterra. Uma salada de fruta, para os 4 filhos. Os dois mais velhos nasceram na Espanha. O mais velho fala espanhol, e inglês com um pouco de sotaque, o segundo e o terceiro falam espanhol e inglês com sotaque perfeito, e o mais novo que tem 2 anos ainda é um mistério. Olhem como funciona: ele não vai na escola, e em casa falam exclusivamente espanhol, MAS o pequeno quando fala, fala em inglês!!!!! considerando que ele passa 90% do tempo ouvindo espanhol, como acaba optando pelo inglês??? meio social minha gente, somos seres sociais, não tem jeito!
Em setembro, Lorenzo começa a escola full time , vai ficar das 09 da manha as 16hs, aí sim quero ver esse guri falar português.
E claro, ele continua nos corrigindo.
Volta e meia corrige nossa pronuncia, e quase todo dia me ensina uma palavra nova....


A foto é ele todo uniformizado, com um bom aluno inglês.

4 comentários:

  1. barbaridade. que confusão. ehehehe! Tomara que ele continue falando português quando vier visitar. eheheh
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. au q tudo guria, a manoela foi a resistencia em pessoa queria ver ela em uma lingua totalmente diferetne e não parcialmente diferente

    ResponderExcluir
  3. Bah! Vou ter que me puxar nas minhas aulas de inglês pra poder me comunicar com este piá.
    Daí, em julho, faço um intensivo com ele.
    Kisses....

    ResponderExcluir
  4. concordo com o Gil...
    "Idònt want to stay hear,i`m to do back to Nor..!!!
    Vou me "puxar" até julho, aí o Moacir não vai ficar falando só êle com o MEU(nossso) neto!! ahahahahahahahahahahahahahahahahahahah !!!!

    ResponderExcluir