sexta-feira, 20 de maio de 2011

Reception

Em setembro, Lorenzo começa escola pra valer.
Estávamos com receio, de como seria essa nova adaptação, por ser o dia inteiro de aula.
Hoje tivemos a primeira reunião com a professora.
Professora só não, era a prof, a diretora e o resto da equipe que direta ou indiretamente vai trabalhar com as crianças.
Nos apaixonamos ainda mais pela escola, e não cansávamos de dizer: escola pública!!!!!
Bem como minha mãe disse: uma coisa compensa a outra. O sistema de saúde não é lá essas coisas, mas o ensino...
Pra começar a adaptação: hoje a nursery (tipo uma pré-escola) vai das 12:30 as 15:15. O objetivo é brincar, e socializar com outras crianças, ter contato com artes e meios de aprendizado (hoje ele veio com os pés todo pintado pois usou "a máquina de pintar com os pés", seja o que for). A escola full time vai das 09 as 15:15, e ele começa assim: por duas semanas vai as 9 e sai as 12:10. Depois vai das 09 as 13:30, ou seja, fica para o almoço, depois de duas semanas começa pra valer. E a professora me disse: isso se ele estiver preparado para isso. Se sentirmos (ela ou nós) que ele não está ainda apto pra isso, estendemos um pouco mais essas semanas. ADORAMOS!
A equipe da escola, frisou bastante a importância dos pais na escola. Tanto, que oferecem vários cursos e todo um apoio para que os pais não só se sintam bem vindos, mas pressionados a fazerem parte daquela comunidade.
Fora que a professora é uma querida. Veio falar comigo sobre a adaptação, se apresentou e ficou super disponível para dúvidas que teremos. ELa é indiana, e fala outras 2 línguas fora o inglês e "indiano", então entende na prática a experiência de estar aprendendo em uma língua diferente. Vai ser ótimo pra ele.
Pensando superficialmente eu acho cedo. As crianças aqui começam a escola "formal" com 4 anos. Alfabetização, contato com matemática e por ai vai. Claro, que tudo de maneira muito tranquila ainda. Pelo que eu li no "manual" eles não trabalham com tema de casa ainda, e a própria sala de aula é em formato diferente. Tem todas aquelas coisas de primeira série: cartazes do alfabeto, letras, números, mas as mesinhas ainda são em grupo, não naquele formato uma atras da outra.
Em julho, teremos um dia para ir com ele visitar a professora e a sala.
Hoje quando cheguei e fui procurar na lista na parede qual a turma dele, na hora lembrei da minha experiência como aluna procurando meu nome, parece que foi 2 semanas atrás!!!!
Cheguei, olhei lá, BUENO, L. e depois de confirmar, fui correndo ver o nome dos amigos... pra meu alívio todos os confirmados estão lá!! mantiveram a turma junto, o que acredito vá fazer um diferença enorme na hora dele encarar professora nova, sala nova e um mundo de possibilidades pela frente.


Hoje curtindo no parque um dia ensolarado (mas não se enganem, frio)





3 comentários:

  1. que guri lindo e grande!!!
    Ele vai adorar a escola full time

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Mas ele ainda é tão pequeninho pra "escola de verdade". Ai meu coração.
    Mas acho que ele vai curtir muito. É inteligente e curioso. Vai ser uma experiencia legal pra voces tambem, que vão "descolar" dele um pouco.Tá na hora né????
    Ih, tá frio aí de novo né? Vi agora de noite que tá 9 graus. Cruzes. Que inverno hein??
    As fotos estão lindas.

    bjinhos

    ResponderExcluir