segunda-feira, 13 de junho de 2011

Uns preconceitos nascem, outros morrem (ou, alcorão, refugiados e happy birthday animado)

essa sou eu depois das aulas de hoje

No momento, faço duas aulas de inglês. Uma na segunda de manha, e uma todos os dias a tarde.
A de segunda são só mulheres, todas com família que estão aqui por diferentes motivos. A aula a tarde, são todos jovens, com seus 30 e poucos (30 e poucos ainda é jovem né? diz que sim vai...) e cada aula tem suas particularidades.
Hoje, conversando com uma colega croata (aquela que pediu para as muçulmanas tirarem o véu!!!!), fiquei pasma com o racismo e preconceito que ainda existem no mundo.
Resumindo a parada: ela estava horrorizada aos descobrir que um grupo de colegas, do Congo, tinham visto de refugiadas, e tinham direito a todos os benefícios possíveis do governo, e ela uma croata, casada com um inglês, e branca, não tinha direito a nada.
Não vale a pena entrar entrar em detalhes, porque eu nem soube como reagir aos comentários, dos quais as palavras: preto, filhos mais pretos ainda, marido preguiçoso, entraram na jogada algumas vezes. Tentei argumentar só dizendo que refugiados, não significavam que elas estavam de férias ou algo assim, mas que provavelmente passaram por coisas que a gente imagina.
Não sei se todos os croatas são assim, mas vou te contar, foi difícil de ficar perto dela depois disso.
Mas como tudo tem outro lado...
Conversando com minha colega iraquiana, linda, com seu véu trançado e estiloso, ela me disse que usar véu era muito "chato" e que gostava sempre de inovar, abrindo assim espaço para minha curiosidade "brasileira que não entende nada disso" aparecer. Fiquei pasma com as respostas dela.
Pra começar: ela que decidiu usar véu! quando ela disse, minha cabeça explodiu! e eu : whatttt??????? na minha cabeça elas eram mulheres oprimidas, que eram obrigadas a esconder o corpo e bla bla bla. Ela disse que não. Que nunca usou véu, até os 27 anos, 7 anos atrás, mas lendo o alcorão, achou lindo a mulher se preservar para o seu marido. Disse que era muito vaidosa, e que o cabelo dela era lindo, e ela adoraria mostrar sempre, mas que a relação dela com Deus (Alá) era mais importante. Imaginem a minha cara!!!!!!
Ela disse que depende mais de cada família e de cada mulher. Que normalmente as que usam burca (que na verdade tem outro nome mas não faço a menor ideia como soletrar), são as mulheres dos soldados, que seguem o alcorão de uma maneira mais radical e literal. Mas que no geral, cada mulher opta por usar o véu da sua maneira.
Terminei a aula exausta de tanta força que fiz para entender a mente/cultura/vida dos outros.

E na aula a tarde, cantamos um "happy birthday" para nosso colega espanhol com palmas, gritos e uhuuuuu, com direito a risadinhas nervosas dos nossos professores ingleses.

PS: devido a animação do resto da turma (mais ou menos desses países: hungria, frança, itália, grécia, colombia, dinamarca, áfrica... e mais uns 5 que não lembro) acho que só os ingleses são sem graça e não batem palma no parabéns!!

2 comentários:

  1. a verdade é que os ingleses são uns chatos.. Cheios de dedos com tudo. :) O lucas tem uma amiga muçulmana, e ela já tinha me explicado esse lance do véu. Que é a mulher que opta em usar ou não. Ela é super descolada. Sai na noite, fuma narguilé, e usa sapatilha, com um pedacinho do pé aparecendo. Provavelmente, vai arder no mármore do inferno. HEHEHEHE
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. PAAAAAAA...
    PAAA...

    PAAAA...

    ResponderExcluir