sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pack lunch, ou "vamos ver o que o Esguicho consegue fazer sozinho..."

Esguicho

Ja citei aqui outra vez o filme do Nemo, onde pai peixe e filho peixe moram sozinhos depois da mãe peixe ser comida por uma barracuda, e o pai, passou a vida protegendo de mais o filho que não ia a escola, não fazia nada sozinho e por ai vai.... numa outra cena do filme o amigo tartaruga super descolado, tem um filho tartaruga que la pelas tantas "cai" na corrente australiana e se some no mar. O amigo peixe entra em pânico e quer ir salvar o outro, enquanto o pai descolado (e seguro) diz: "não, vamos ver o que o Esguicho consegue fazer sozinho..." e nessa aparece o pequeno tartaruga super orgulhoso que fez manobras radicais sozinho e conseguiu sair numa boa. (cabeça.... nadadeira.... irmãaaaaao).
Tudo isso pra introduzir, que essa semana Lorenzo começou a almoçar na escola.
Sim, eu sei, muitas e muitas crianças vão para escola com 6 meses e ficam o dia todo, almoçando, lanchando e jantando na escola, MAS não da maneira "se vira sozinho que tu é um inglês" que se tem por aqui.
Decidimos que seria legal ele comer a comida da escola, para experimentar coisas novas e não ficar selecionando tudo o que come o tempo inteiro. Eu estava bem apreensiva, porque digamos assim, a alimentação do Lorenzo sempre foi um capítulo a parte. Não come muito, é todo cheio de manias e por aí vai.
No primeiro dia nem experimentou porque era pizza, e ele não gosta de pizza (!!!!). Tomou café da manha as 8hs e voltou pra casa as 14hs sem comer nadinha!!
Na terça, experimentou o arroz com frango, mas disse que o arroz era muito ruim e o frango parecia sopa (kkkK) e vamos combinar, a comida inglesa é realmente muito ruim...
Eu ja preocupada que de lombriga ele passasse a osso ambulante, conversamos e achamos melhor ele levar a lancheira (pack lunch). Mas o que colocar na tal lancheira? na escola eles pegam lancheira sozinho, levam pro salão (onde tem mais ou menos 90 crianças juntas) almoçam, guardam tudo e voltam pra sala, e não tem onde aquecer.
A prof tinha dito que poderíamos ir nessa semana pra dar uma ajuda durante o almoço, e eu na quarta estava pronta pra ir, quando o Ber me disse a frase clássica: "vamos ver o que o Esguicho consegue fazer sozinho..." e foi perfeito!!
A lancheira teve um significado muito importante pra ele.
Na quarta mandamos pastelão assado de carne e arroz. Com gelatina de sobremesa. Antes de sair de casa ele disse: vou comer a sobremesa primeiro..... eu já pensando que ele não ia comer nada da comida, me surpreendi quando o pote voltou quase vazio. Ele comeu a gelatina antes, mas depois mandou ver no resto.
Outra coisa: tem um companheiro de almoço. Elegeu outro melhor amigo, e chega em casa contando feliz e orgulhoso que ele e o amigo, dividiram o lanche, ficaram conversando enquanto almoçavam, e que era muuuuuito legal comer na escola.
Antes de sair de casa mostro o que tem de comida, de sobremesa, onde está o lanche da manhã, e só. Esguicho faz tudo sozinho.
Quando entramos na escola, na porta, tem os carrinhos separados por turma, onde as crianças deixam a pack lunch. Hoje chegamos, ele achou a do amigo, colocou a dele bem coladinha e disse: assim é mais fácil pra gente achar na hora do almoço.
É muito engraçado como essa pequena diferença foi gigante pra ele. Não só porque esta comendo tudo que eu coloco, mas principalmente pelo maneira como ele está se sentindo. Grandão, independente, orgulhoso de estar fazendo tudo isso sozinho.
Semana que vem começa integral de uma vez por todas. Não tenho dúvidas que vai adorar.
Meu coração fica enorme de tanto orgulho.

4 comentários:

  1. óóóó, que coisa mais bonitinha.. e já sabe o que eu vou dizer, né??? QUE PECADO, noca!!! hi hi hi hi

    ResponderExcluir
  2. Grande filha, grande mãe. Parabéns pela coragem e despreendimento em deixar o "Esguicho" crescer e se virar sozinho.
    O vovô gosta disso.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. é mesmo muito legal, a manoela ja devora tudo q vem pela frente, em portugal tem sopa antes de qualquer refeição, a manoela devorava e depois comia tudo o q tinha e as vezes a prof dizia q ela pediu um pouco do dela kkkkk, acho q ela iria comer o frango com cara de sopa, kkkk

    ResponderExcluir
  4. Ai Dani, tu é uma mãe muito fofa! Sério, tu me inspira muito! Beijo grande!

    ResponderExcluir