quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

36 semanas



Hoje tive minha penúltima consulta (assim espero eu!) com a midwife.
Alice encaixou mais ainda (!!!!) e ela disse que depois disso, só com a cabeça pra fora mesmo. Reforçou que é bem raro o segundo filho encaixar tão cedo, o que é um ótimo sinal! e que não tem mais como ela desvirar porque a cabeça tá praticamente "presa"na... na.... é, lá mesmo.
Minha pressão normalizou!!! falei que ando me sentindo bem menos cansada e as dores de cabeça desapareceram! hoje estava 12/6. Ela elogiou falando que foi ótimo estar baixa porque assim teve essa margem e agora no finalzinho que é normal aumentar um pouco, está super normal.
Exames perfeitos, nada que indicasse nem de perto diabete gestacional ou outra coisa.
A única diferença, é que o ritmo de crescimento dela já diminuiu, confirmado o que ela disse láaa atrás, que provavelmente ela chegue um pouco antes das 40 semanas. Não está mais crescendo aquela mesma medida por semana, provavelmente por falta de espaço. Disse que é normal os bebês terem saltos de crescimento e depois igualarem com sua genética. Como a mãe tem 1,58cm e nasceu com 46cm de 40 semanas, pouco provável que Alice nasça com 53 cm e tenha 1,75....a natureza é perfeita mesmo!!! Na segunda feira tenho uma eco agendada, e assim ela disse que poderemos ter uma boa ideia do tamanho da pequena e se a placenta já está "envelhecendo", o que acontece depois das 35 semanas e confirma a diminuição do crescimento e dá pra ter uma idéia de quantas semanas ainda temos pela frente.
Minha dúvida era se poderia ser induzida caso passe das 40 semanas (aqui só se induz depois de 42....) porque como tenho uma cesárea anterior alguns procedimentos são diferentes. Ela disse que sim!! que existem vários métodos de indução seguros para o meu caso, mas que se for com 40 semanas eu preciso de uma autorização de um médico, porque eles preferem sempre deixar o parto acontecer naturalmente, independente se for com 36 ou 42 semanas!
Estou apostando na midwife e na sua experiência ao dizer que não vou precisar de indução e que Alice chega um pouco antes sim.
Me disse para continuar com as caminhadas e exercícios (agachamento, bola, etc) e na semana que vem se possível, aumentar os minutos da caminhada. Devagar e sempre é o lema. Confirmou que nada ajuda tanto um trabalho de parto quanto a caminhada, pois o nenê encaixa melhor (não temos esse problema) o colo vai amolecendo e muitas e muitas mulheres começam os pródomos (comecinho do trabalho de parto) durante uma caminhada. Caminho todos os dias uns 25 ou 30 minutos, daquele jeito "pata choca" lindo que toda grávida tem. O começo é sempre difícil pois até ela ajeitar a cabeça com o movimento todo é uma briga... mas depois de um tempo vai que é uma beleza! me sinto bem mais disposta, e quando não caminho é mais difícil até pra dormir.
Outra coisa é que finalizei meu plano de parto.
Aqui todo mundo faz, e é aceito por médicos, midwives e enfermeiras numa boa.
Ele funciona como uma "lista de desejos"e não como um contrato. Tem vários tópicos diferentes como: gostaria de beber água durante o trabalho de parto, até coisas mais importantes como: quero ou não anestesia, e etc...
No meu as coisas mais importantes são: contato direto com ela assim que sair (ai que emoção), monitoração não-interrupta, para que possa me mexer, caminhar, abaixar, durante o trabalho de parto, amamentar assim que possível, ter o Bernardo seguindo ela para onde ela for (não é que eu tenha medo que troquem ela, mas sabe como é, custa nada) e que não dêem complemento com leite artificial. Tem também algumas coisas caso eu precise de uma nova cesárea, como só fazer uma em caso de emergência mesmo, e em poder segurar ela mesmo deitada na mesa , na do Lo eu estava amarrada.... :(
Enfim, reta final TOTAL. Estamos naquele pânico do último minuto e hoje percebemos que nosso "deixa pra lá, vai dar tempo" está um pouco atrasado. A mala ainda não tá pronta, não temos quase de higiene pra ela, não tenho sutiãs de amamentação... essas coisas que da gravidez do Lo com 20 semanas já estavam compradas e feitas, e que agora a gente vai deixando, deixando....
Eu, fazem uns 3 dias estou naquelas: ai meu deus do céu, ela já vai nascer!!!!! como vai ser? como vou dar conta dos dois? e de mim? e do Ber?
Todo mundo por aqui na verdade tá assim. Lorenzo acorda umas 4 vezes a noite, e quando perguntamos o motivo ele disse claramente: porque eu preciso da Alice!! quero que ela durma no nosso quarto, que ela nasça logo!!!
Bernardo quando falamos alguma coisa só suspira e passa a mão no cabelo... kkkkkk
Falando nisso, vou ali terminar de arrumar a mala então que não custa nada....

2 comentários:

  1. q delicia né
    aqui tb estamos no rtimo lento, quero so ver quando for minha hora, afe

    ResponderExcluir
  2. Ai que medinho né??
    Mas vcs vão tirar de letra e o parto vai ser tranquilo!
    Estamos na torcida e ansiosos pra ver a carinha linda dela!!!

    ResponderExcluir