sexta-feira, 11 de maio de 2012

Baby massage


Uma coisa essa vida de Europa tem de bom (ok, tem milhares de coisas, mas preciso de uma frase de impacto, saca?) a estrutura para as crianças.
Quando Alice nasceu a midwife me visitou até ela ter 10 dias aqui em casa. Pesou, mediu e até o teste do pezinho foi feito com ela no meu colo e eu sentada no chão, no conforto do lar. 
Quando ela completou 1 mês foi a vez da health visitor aparecer, pra ver como ela estava, pra ver como eu estava me virando com a turma, uma beleza. 
Nesse dia ela perguntou se eu tinha interesse em aulas de massagens para Alice, que ela poderia começar depois dos 2 meses. Sem brincadeira, na semana que ela completou 2 meses recebi uma correspondência convidando para a aula, com horário e cronograma. E lá fomos nós.
As aulas acontecem nas quintas ferias das 13:30 as 14:30, na escola do Lorenzo, ou seja, aqui do lado. Ao todo serão 4 encontros (termina essa semana) e cada dia trabalhamos uma parte do corpo: pernas/pés, abdomen, peito/braços e costas. Nem preciso dizer que ela ama né?
A sala é super aquecida (quase tenho um chilique) pois os bebês ficam pelados. Cada mãe/casal tem um trocador, um cobertor e um tubo de óleo. A orientadora mostra tudo em uma boneca grandona e nós sovamos nossos pãezinhos. 
É uma delícia. Alice aguenta numa boa uns 30 minutos. Fica lá peladona com as pernas pra cima, recebendo carinho e conversando com os outros bebês. Do nada bate aquela fome doida, então ela mama e normalmente dorme. Dorme não, desmaia.
NO final da aula a orientadora oferece chá, suco e bolachinhas enquanto conversamos sobre algum tema pertinente a criançada, ou só sobre chocolate, como foi a semana passada.
A turma é pequena, são 5 bebês acompanhados ou da mãe ou do casal. É um momento muito legal onde podemos trocar informações, rir do cansaço e tomar um chá.
Aqui, mesmo sendo interior, existe vários grupos espalhados pela cidade. Playgroups, stay and play, baby groups, baby clinic, a maioria organizados por associações governamentais e acompanhados por profissionais de saúde.
É aquela velha história de investir na prevenção. Assim eles conseguem acompanhar de perto se as crianças estão sendo bem cuidadas e se as mães estão bem. É o que eu sempre digo, mãe feliz, filho feliz.

3 comentários:

  1. Cada vez que nos blogs de mamães que moram fora do Brasil relatos assim fico triste com nosso país . Porque aqui não merecemos esse cuidado que outros países tem com seus cidadãos ?
    Nosso país tem tanta coisa boa mas infelizmente vada dia que passa tenho menos prazer e orgulho de morar aqui .
    Violência crescente, falta de coisas básicas como assistência médica decente, transporte, EDUCAÇÃO ..enfim ....
    Que bom que você está tendo a oportunidade de oferecer isso a seus pequenos !!!

    ResponderExcluir
  2. Que delicia de pretinha linda. Deve estar curtindo muuuiiiiito. Bem amassada, relaxada. Hummm. Que saudades de fazer massagem no Lo. Ficava molinho molinho. Adorava a massagem que só a vovó podia fazer.(snif).
    Mas cada coisa na sua época. Em Norwich tem estrutura, neve linda, coisas diferentes....
    No brasil tem sol, parcão, chimarrao, pereque.....E nós todos esperando voces com muito, muito amor.
    bjim

    ResponderExcluir
  3. q lindo guria, vc poderia colocar depois algumas coisas dessa massagem pra gente fazer :)

    ResponderExcluir