terça-feira, 17 de julho de 2012

A difícil arte de se enquadrar.

lindão e corajoso.

Já falei aqui inúmeras vezes aqui sobre a escola do Lorenzo. O quanto eu gosto, o quanto ele gosta, e o quanto foi importante para nossa adaptação ele frequentar esse ambiente social.

Nos últimos tempos percebemos que ele tem reagido a escola de maneiras diferentes.

Apesar de adorar, o esforço necessário para estar ali e principalmente de se enquadrar naquele esquema, tem deixado nosso pequeno cansado. Muito cansado.

Já expressei minha opinião sobre a alfabetização precoce. Não concordo, não gosto, acho desnecessária 
e egoísta, minha veia de aluna Waldorf fala mais alto e não me sinto confortável em ter meu filho nessa situação. Ele começou a ler e escrever com 4 anos. Agora com 5 mostra facilidade, mas não tem a menor paciência para sentar, pegar papel e lápis e começar a escrever.

Na semana passada recebemos o boletim dele (!) e um parecer descritivo. A professora falou da facilidade de comunicação, do quanto social ele é, como adora e é bom em esportes e também que começa a escrever e logo foca o interesse em outra coisa não terminando a sentença. 

Sei a maioria das escolas começa alfabetizar cedo, que o mundo está cada vez mais competitivo e bla bla bla, mas vamos combinar, se o mundo está assim, deixa as crianças serem crianças o maior tempo possível! se preocupar em ser bom com 5 anos de idade é o cúmulo meu povo. E o Lorenzo se preocupa.

O dia que não conseguiu pegar uma "key word" nova (uma palavra que consegue ler com fluência) ficou super chateado. Quando falam pra ele que precisa fazer um "hard work" para atingir determinada etapa ele fala e repete algumas vezes...

Acho sim muito importante que ele seja desafiado, que exijam atenção e comportamento adequado, mas sinto que tudo isso é de mais para ele.
Os ingleses funcionam naquele sistema de excelência acima de qualquer coisa. Uma sala com 100 crianças em silêncio absoluto, um aluno sentando correndo só com o olhar da professora e um "esporro" na frente dos colegas pode ser educativo, mas tenho dúvidas se respeita o ritmo natural de cada criança

Percebo que o Lorenzo se enquadra em tudo isso. Quando chega na escola, se nós falamos um pouco mais alto (abrasileirando o ambiente) ele mesmo nos chama a atenção. Tem pavor de alguém olhar pra ele por um pouco mais de tempo, pois logo acha que vão rir dele. Leu e escreveu em uma língua diferente rápido e com desenvoltura, mas tudo isso tem um preço.

Quando chega em casa está extravasando tudo aquilo que na escola se contém para não fazer. Quer gritar, correr, testar limites e mais que tudo, saber que mesmo não sendo aquele ideal ainda assim é amado e respeitado.
Nos finais de semana percebemos ele muito mais leve e relaxado. Brinca mais tranquilo, cria brincadeiras fora do padrão e fica mais feliz.

Para nós todo esse enquadramento em uma cultura diferente é difícil, mas como adultos conseguimos lidar com tudo e mesmo nos frustando vez ou outra saímos (quase) inteiros. Para ele, que é cobrado comportamentos e posicionamentos que não tem a maturidade (nem a vontade) de fazer, a coisa estoura em outro lado.

As férias de verão começam nessa sexta. Programei uma pequena "festinha interna" para ele, com direito a cartaz de Boas Férias , negrinho e um brinquedinho para brincar na rua (se o verão resolver aparecer). Diferente do Brasil onde a criançada tem quase 3 meses de folga, por aqui são 6 semanas. Temos muitas coisas divertidas programadas e muitas horas de ócio, filmes, futebol e video game nos esperando. Temos casa de vó (e mãe!!!) esperando, cheias de balas, desenhos na tv e colo. E todos voltaremos revigorados para mais um ano letivo.


4 comentários:

  1. Dani,puxado ai hein!! Deixa ele aproveitar bastante as férias dele. Voces vem para o Brasil? Vamos marcar da gente se encontrar!

    ResponderExcluir
  2. É ISSO Aí!!!! ARRASA CORAÇÃO!!!!!!
    vovó raquel

    ResponderExcluir
  3. Bah, Dani... que complicado, né... ótimas férias pra ele, então! Deixar extravasar toda essa energia contida durante o ano letivo! É o sangue brasileiro correndo nas veias do pequeno! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que qualquer desafio e obstáculo que ele tiver por ai, seja onde for e como for, vai tirar de letra! Sou fã desse guri! Muita calma nessa hora, irmã! Logo mais estarão de férias e serão muito muito mimados!

    ResponderExcluir