sábado, 6 de outubro de 2012

"agora na pareeeeede"

Muito tem se falado ultimamente sobre consumismo infantil. Com a proximidade do dia das crianças a discussão toma proporções maiores e fiquei refletindo em cima disso.

Lorenzo é umas crianças menos consumistas que conheço. Poucas vezes ele quis muito um brinquedo ou alguma coisa. 
Natal passado ele esperou ansiosamente por um arco e flecha e pela caverna do Batman, que o papai noel trouxe fazendo a alegria dele, mas se não tivesse ganho, tudo estaria bem também.

Não vou dizer que a cena clássica da criança chorando na loja de brinquedos nunca aconteceu, porque claro que já passamos por isso, mas na grande maioria das vezes ele se contenta em olhar e ir embora.

Ele tem muitos brinquedos. Não fazemos parte do time que não apoia que a criança ganhe presentes, ele tem avós, tias, tios, dindos, que sempre enviam brinquedos em aniversário, natal e dia das crianças. Mesmo aqui, onde não se comemora, fazemos questão de celebrar o  dia das crianças com um bolinho e um passeio diferente, pois acreditamos que é legal as crianças terem um dia especial só delas.

Nós nunca fomos de comprar presentes "fora de época". Salvo um mini figure Lego, ou um livro, ele sabe que brinquedos existem datas para serem ganhos, por isso valoriza tanto quando consegue juntar umas moedas no seu cofrinho e comprar "com o dinheiro dele".

Muito desse não consumismo eu relaciono a "televisão controlada" que temos por aqui. Televisão na verdade é modo de dizer, porque a muitos anos ele não assiste TV aberta, somente o que baixamos pela internet, levando de brinde zero comerciais.
A diferença disso percebi na nossa temporada no Brasil, onde ele assitiu muito discovery kids. 
Ele voltou sabendo todas as músicas, decorando toda as falas e sabendo onde comprar cada brinquedo. Ficou dias com "agooorrraaaa na pareeeedddeee" de uma pista de carros que fica grudada na parede, e com o musiquinha de uma restaurante onde servem porções infantis.
Até agora, 1 mês depois, as vezes vejo ele assoviando a tal música, numa lavagem cerebral impressionante.

A BBC, canal público inglês (como a TV cultura no brasil) é proibida de passar comerciais, salvo de seus próprios programas. Toda a programação é educativa. Obviamente, os programas possuem produtos associados, como o Mister Maker, que tem canetinhas e kits de artes, mas na BBC não aparecem esses produtos. 

Agora com o dia das crianças chegando (e os presentes também) já começamos a fazer uma seleção de brinquedos que ele quer passar adiante para que outras crianças possam aproveitar também aquilo que ele gostava. 

Nós gostamos de presentear ele com coisas que sabemos que irão durar mais do que alguns minutos e animação. Provavelmente por aqui, ele terá quebra cabeças, jogos de grupo e acessórios de desenhos, que ele tem curtindo muito ultimamente.

Fica minha campanha, se não for contra o consumismo, é pelo menos de um consumismo mais consciente. 

Um comentário:

  1. Sinto nossa conversa de ontem nessas entrelinhas... hahahahahahahaha por aqui como te disse somos só nós mesmo então vai rolar passeio, jogo de wii pra ele e uns livros que vem com kit de pintura pra ela e pronto crianças felizes e bolso tb... Quanto a Tv por aqui tb só vemos programas gravados então comercial geralmente é adiantado tb... Beijos!

    ResponderExcluir